Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente turco vai revelar "toda a verdade" sobre assassínio do jornalista saudita

23 out, 2018 - 07:28

A imprensa turca publicou novas informações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na morte do jornalista.

A+ / A-

O Presidente turco diz que vai revelar "toda a verdade" sobre o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

A Arábia Saudita acabou por admitir no sábado que o jornalista, crítico do poder em Riade e colaborador do jornal “The Washington Post”, foi morto nas instalações do consulado saudita em Istambul.

No domingo, num discurso proferido numa cerimónia pública, Recep Tayyip Erdogan, disse pretender "que se faça justiça" e que "toda a verdade será revelada (...) a verdade nua".

Na segunda-feira, o porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin, disse numa conferência de imprensa que "nada ficará por dizer".

"Desde o início, a linha do nosso Presidente é transparente: nada ficará por dizer. No plano judicial, iremos até ao fundo deste caso. Revelar todas questões relacionadas com este caso é o nosso objetivo final", precisou Ibrahim Kalin.

A imprensa turca publicou segunda-feira novas informações que implicam o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na morte do jornalista.

Jamal Khashoggi, 60 anos, entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro, para obter um documento para casar com uma cidadã turca e nunca mais foi visto.

A Arábia Saudita reconheceu que o jornalista foi morto no seu consulado em Istambul durante uma luta, referindo que 18 sauditas estão detidos como suspeitos, anunciou a agência oficial de notícias SPA.

A agência estatal de notícias saudita SPA revelou também que um conselheiro próximo do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, foi demitido, juntamente com três líderes dos serviços de inteligência do reino e oficiais. As informações reveladas não identificam os 18 sauditas detidos pelas autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+