Tempo
|
A+ / A-

​Infarmed retira do mercado creme de rosto para bebés da Wells

22 out, 2018 - 22:19

Em causa estão erros na rotulagem, que podem por em causa a garantia de segurança para a saúde.

A+ / A-

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou esta segunda-feira a retirada do mercado de um creme de rosto para bebé, da marca Wells, por erros na rotulagem, adiantando que não há garantia que o produto "é seguro para a saúde".

"Após análise no laboratório do Infarmed, verificou-se que o produto cosmético Wells Creme Rosto Bebé contém os conservantes Phenoxyethanol e Benzoic acid, os quais não estão declarados na lista de ingredientes incluída na rotulagem, constatando-se ainda que os ingredientes listados não correspondem à verdadeira composição do produto”, lê-se na nota publicada no 'site' do Infarmed.

O mesmo comunicado acrescenta que "o produto contém uma alegação falsa": "0% Fenoxietanol".
"Atendendo a que a pessoa responsável não demonstrou que este cosmético é seguro para a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado", acrescenta.
O Infarmed apela a todos os comerciantes que devolvam o produto, contactando a Sonae, dona dos supermercados Continente e da marca Wells, e aconselha os consumidores que tenham adquirido o creme a não o utilizarem.
A autoridade do medicamento anunciou ainda a retirada do mercado do cosmético Aqua Face and Bodypaint da marca SuperStar, por ter detetado o conservante Methylisothiazolinone na lista de ingredientes.
"A utilização deste conservante em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde", acrescenta a entidade.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+