Tempo
|
A+ / A-

​Casa oficial do presidente da Câmara de Lisboa disponível para alojamento local

22 out, 2018 - 13:35

Uma noite pode rondar mais de 800 euros, segundo uma simulação feita para o dia 23 de outubro. Concessão foi tema de debate na campanha autárquica.

A+ / A-

A residência oficial do presidente da Câmara de Lisboa está disponível para alojamento local num site de reservas turísticas, sendo que a licença de utilização é da empresa MCO II, que também gere outros espaços públicos em Lisboa.

A Casa do Presidente da Villa, localizada na Estrada do Penedo, na Ajuda, em pleno parque florestal de Monsanto, está, segundo informação do site "Booking", disponível para alojamento desde agosto deste ano.

A concessão a privados já era, no entanto, do domínio público, tendo sido até tema de debate durante a campanha autárquica. "É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme", acusou, na altura, o candidato do Bloco de Esquerda, Ricardo Robles.

De acordo com um artigo do "Diário de Notícias" de 2017, a concessão do espaço foi contratada por um período de 30 anos "2600 euros/mês, 1000 euros nos primeiros três anos".

A licença do Registo Nacional de Alojamento Local pertence à empresa MCO II, que gere, entre outros espaços, o Mercado de Campo de Ourique. É também esta empresa que ficou com a concessão do Moinho do Penedo e a Quinta da Pimenteira, ambos em Monsanto, através de um concurso lançado pelo município lisboeta em 2014, conforme uma notícia do jornal Público de 2015.

A Casa do Presidente foi morada de Pedro Santana Lopes, quando este assumiu a presidência da autarquia em 2002, um imóvel inaugurado em 1989 por Krus Abecassis, mas que até então não tinha sido utilizada.

Anos mais tarde, quando presidia à autarquia, António Costa, chegou também a utilizar a residência.

No site Booking, a Casa do Presidente é caracterizada como uma propriedade construída em 1920 e que oferece acomodações com terraço. Uma noite pode rondar mais de 800 euros, segundo uma simulação feita pela agência Lusa, para o dia 23 de outubro.

"A villa dispõe de quatro quartos, sala de estar, área para refeições e cozinha bem equipada com lava-louças. A villa também oferece TV de tela plana, máquina de lavar roupa e banheiro com banheira e chuveiro. Um café da manhã continental é servido diariamente na propriedade", pode ler-se ainda no site.

Segundo a descrição, a villa oferece ainda uma piscina ao ar livre e tem jardim e 'lounge' compartilhados "onde você pode também relaxar".

[Notícia atualizada às 14h20, com a informação de que a concessão a privados já era do domínio público em 2017]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    22 out, 2018 Matosinhos 15:14
    "Agora, o Povo unido jamais será..."
  • Americo
    22 out, 2018 Leiria 14:57
    Comentar.......? O quê ? Para esta "gente" vale tudo. Dificultam o "particular", mas para "eles" não há regras.

Destaques V+