Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vai abastecer o carro? Atenção que há nova sinalética nos combustíveis

22 out, 2018 - 11:23

Nova legislação pretende harmonizar a sinalética a nível europeu e passa a usar letras.

A+ / A-

Já está em vigor a norma que obriga os cerca de três mil postos existentes no país a afixar os novos símbolos e as novas denominações dos combustíveis.

Agora, os automobilistas têm de optar não entra gasolina e gasóleo, mas sim entre letras, E e B, e números.

Se o que pretende é pôr gasolina, o seu automóvel deve ser abastecido pela agulheta com a letra E, de Etanol. Há E5 e E10, correspondente à gasolina sem chumbo de 95 octanas ou de 98.

Já se o seu carro é a diesel, deve escolher a Letra B, de Biodiesel. B7 é o gasóleo normal, o mais barato, B10 é o mais caro.

Para evitar enganos, as gasolineiras vão deixar durante algum tempo, junto às agulhetas, as duas designações.

A legislação pretende fazer uma harmonização a nível europeu e passa a vigorar em todos os países da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Macedónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Carlos
    26 out, 2018 Ermesinde 16:06
    É verdade Sr Fernandes, comigo aconteceu o mesmo, e foi na BP de Arca D'Água. A RR coloca Fake News, e os funcionários da bombas não sabem o que estão a vender. Este país é um barco à deriva em alto mar. Anda meio mundo a enganar a outra metade!!! Viva o Kosta Pantomineiro!
  • Luis Carlos Oliveira
    24 out, 2018 Oliveira de Azemeis 19:41
    Assim vai a nossa Europa... e assim querem sair daqui os Ingleses... com tanta coisa séria para tratar a bem dos povos e da paz no mundo inteiro, andam deputados e comissões a tratar destas coisas. Caramba é mesmo necessário? enquanto se rejeitam as Crianças que fogem á guerra, ter uma comissão a gastar milhões para tratar destes preciosismos... Valha-nos Deus Nosso Senhor
  • Paulo Fernandes
    24 out, 2018 Montijo 13:39
    Hoje na bomba onde abasteci os dois gasóleos simples e aditivado tinham ambos a designação B7, e ao pagar questionei a senhora sobre a designação B10 que eu tinha lido no site da RR. Depois de consultar um folheto que lá tinha, a senhora disse-me que os dois gasóleos têm a designação B7, e que vai continuar a ser o nome Evologic a fazer a distinção...Afinal em que é que ficamos?

Destaques V+