Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal disponível para acolher refugiados que estão em campos na Grécia

21 out, 2018 - 15:23

Garantia do ministro da Administração Interna, que inicia na segunda-feira uma visita à Grécia.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna garante que Portugal está disponível para acolher os refugiados que se encontram em campos na Grécia, mas diz que é prematuro afirmar que o acordo bilateral ficará fechado já esta semana, aquando do encontro entre os dois países.

Na terça-feira, Eduardo Cabrita estará de visita ao campo de refugiados de Eleona, em Atenas, e vai reunir-se com vários ministros gregos, nomeadamente das áreas do Interior, da Proteção Civil e das migrações.

"Com a Grécia, aquilo que temos é uma posição de princípio de abertura para analisar a hipótese de um programa bilateral de apoio à Grécia na gestão de refugiados", disse o ministro à margem das celebrações do dia municipal dos Bombeiros, este domingo, em Cascais.

Apesar da intenção de avançar com o acordo bilateral de acolhimento de refugiados que chegam à Grécia, o ministro admite que é cedo para garantir que o acordo fique fechado já na terça-feira. "Dependerá do financiamento da União Europeia, isto é, aquilo que Portugal e a Grécia defenderão é que a União Europeia deve apoiar um programa bilateral da mesma forma que apoia, por exemplo, a vinda de refugiados a partir do Egito e da Turquia", afirma Eduardo Cabrita.

Na segunda-feira, o ministro da Administração Interna parte para a Grécia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    21 out, 2018 Faro 16:24
    E as listas com anos de espera por consultas ou cirurgias ? Como vai o Costa resolver? E os 5 euros de aumento? E medicos que faltam ou aparecem duas vezes por semana para atender 8 pessoas porque esse eh o numero de senhas que existe no Centro de saude? Como resolver esta realidade deste pais que pelos vistos ninguem see preoccupations em resolver porque nao vende jornais nem da publicidade ao governo e seus associados ( os pseudo representantes do povo que se sentam na assembleia da dita Republica) nem ao pseudo bom nome de Portugal por esse Mundo fora ?????!!!! Entretanto vai-se ignorando o que existe neste canto e gastar o que nao ha para ajudar pessoas que na maioria dos casos esperam chegar a Portugal para depois ir para os paises que obviamente oferecem muito melhores condicoes i.e nordicos/alemanha e claro esta nem querem saber de Portugal para nada......

Destaques V+