Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explosão deixa 22 mineiros presos na China. Dois morreram

21 out, 2018 - 10:23

Em agosto, morreram 13 mineiros também na sequência de uma explosão. As minas de carvão chinesas estão entre as mais perigosas do mundo.

A+ / A-

Vinte e dois mineiros ficaram presos numa mina de carvão na província de Shandong, no leste da China, e pelo menos dois deles não sobreviveram à explosão que causou a liberação de uma rocha.

O anúncio é feito este domingo pela agência oficial de notícias chinesa. O acidente ocorreu por volta da meia-noite (17h00 em Lisboa) numa mina localizada no distrito de Yuncheng.

Mais de 300 pessoas estavam a trabalhar dentro da mina quando ocorreu a explosão. A maioria foi retirada com segurança, mas há 20 ainda presas. As operações de resgate prosseguem.

Segundo as autoridades, o sistema de ventilação da mina voltou a funcionar após o acidente e, de acordo com um oficial dos serviços de segurança mineira, o acidente não esteve relacionado com os trabalhos dos mineiros. As causas estão a ser investigadas, avança ainda a agência Associated Press.

No início de agosto, 13 mineiros morreram também em resultado de uma explosão numa mina no sul da China.

As minas chinesas, especialmente as de carvão – a principal fonte de energia país – estão entre as mais perigosas do mundo, embora nos últimos anos se tenha verificado um significativo decréscimo no número de mortes.

Em 2017, apenas nas minas de carvão chinesas foram registados 219 acidentes que causaram 375 mortos, um decréscimo de 28,7% cento em relação a 2016 e quase 20 vezes menos do que no início da década passada, quando se verificavam sete mil mortes todos os anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+