Tempo
|
A+ / A-

“Pastoral da família deve propor aos jovens uma experiência de felicidade"

20 out, 2018 - 23:20 • Teresa Paula Costa

O apelo foi deixado nas jornadas da pastoral familiar pelo Monsenhor Duarte da Cunha.

A+ / A-

A pastoral familiar deve apresentar aos jovens uma perspetiva positiva da vida em casal, em vez de se focar nos problemas que possam surgir. O apelo foi deixado pelo monsenhor Duarte da Cunha nas jornadas da pastoral familiar que decorreram em Fátima este sábado.

Para Duarte da Cunha, que participou no Sínodo da Família como perito, “a pastoral da família deve propor aos jovens uma experiência de felicidade e de alegria entusiasmante.” Para isso é também preciso ser-se autêntico, pois os jovens são sensíveis à falsidade, afirmou o prelado que, atualmente, está à frente da paróquia de Santa Joana Princesa, em Lisboa.

A tarde deste sábado foi preenchida com a realização de vários "workshops" por casais envolvidos na pastoral familiar.

Para Carlos Ferrinho, da diocese do Algarve, e um dos participantes, “não se pode propor ao jovem um caminho feito de facilidade e do imediato, porque a vida, rapidamente, lhe vai provar que isso não existe.” A situação pode depois “gerar uma desilusão que, muitas vezes, pode levar a um túnel, o que não é nada desejável.”

Por isso, disse à Renascença o animador, “os casais têm de ser autênticos e não devem esconder que se tem problemas, não devem esconder que existe felicidade, mesmo com os problemas, e que o caminho com a cruz às costas é, também, um caminho de felicidade.” Por outro lado, “para os casais que vivem situações de litígio ou mais complexas, a felicidade também é possível e é para eles.”

A 30ª Jornada Nacional da Pastoral Familiar decorreu em Fátima com o tema “Família: o Sim do Deus Amor”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pito
    21 out, 2018 11:22
    Duarte da Cunha foi mal-tratado nesta notícia. Ele não é parvo.

Destaques V+