Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE pede suspensão por um ano de novas licenças para alojamento local no Porto

20 out, 2018 - 15:42

O Bloco de Esquerda quer um estudo aprofundado sobre os impactos do turismo na cidade.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda defende a suspensão de novas licenças de alojamento local em toda a cidade do Porto durante um ano, sem afetar os mais de oito mil estabelecimentos já registados.

“Este tempo é essencial para que o município leve a cabo um estudo aprofundado dos impactos do turismo na cidade do Porto, passando a definir anualmente as áreas de contenção necessárias e consolidando os serviços associados a esta nova função de fiscalização”, sublinha em comunicado a comissão coordenadora concelhia do partido.

O município, acrescenta a nota, “não pode perder mais tempo na defesa do direito à habitação para quem mora ou quer morar no Porto”.

Num comunicado emitido este sábado a propósito da entrada em vigor da nova legislação no domingo, o Bloco afirma que “a cidade [ainda] desconhece o plano de atuação” da Câmara Municipal nesta matéria, “ao contrário de outros municípios, que já anunciaram a suspensão de novas licenças (…) até à transposição da legislação para o regulamento municipal”.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Câmara do Porto disse que a autarquia tem em curso um estudo sobe os níveis de concentração de alojamento local no concelho. A Câmara espera conclusões "para breve" para, depois, tomar decisões sobre a matéria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+