Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sínodo 2018

Bispo libanês alerta para risco de desaparecimento do Cristianismo no Médio Oriente

20 out, 2018 - 10:09 • Ecclesia

“Se não encontrarmos uma solução, as consequências serão sentidas um pouco por todo o mundo”, diz D. Joseph Naffah. A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos decorre até dia 28.

A+ / A-
Bispo libanês alerta para o risco de desaparecimento do Cristianismo no Médio Oriente
Bispo libanês alerta para o risco de desaparecimento do Cristianismo no Médio Oriente

O bispo libanês D. Joseph Naffah, da Igreja Maronita, levou ao Sínodo dos Bispos, a decorrer no Vaticano, o testemunho de fé dos jovens “mártires” do Médio Oriente e alertou para o perigo de o Cristianismo desaparecer na região.

“Neste momento, o Médio Oriente está a viver um período muito difícil. Diria que é preciso ser franco: esta dificuldade é tanto para os cristãos como para os muçulmanos. Há uma perseguição de toda a população pacífica”, descreveu o bispo auxiliar de Joubbé, Sarba e Jounieh à Agência Ecclesia.

A comunidade cristã, destacou, depara-se com a dificuldade da emigração. “Grande parte dos jovens são obrigados a deixar o país em busca de um lugar mais pacífico, onde possam construir a sua vida, o seu futuro. Isto levanta o perigo de um Médio Oriente que fique esvaziado da presença cristã”, avisou, considerando que tal “seria uma perda para toda a humanidade”.

Na opinião do bispo libanês, a presença cristã na região onde nasceu é um sinal importante de “convivência” entre comunidades de várias religiões, sobretudo no Líbano, uma “oportunidade única para todo o mundo, para aprender a viver juntos, a dialogar”.

“Se não encontrarmos uma solução para o Médio Oriente, as consequências serão sentidas um pouco por todo o mundo”, advertiu ainda.

D. Joseph Naffah mostra-se satisfeito com a forma como foi recebida a mensagem dos católicos libaneses no Sínodo dos Bispos. “Muitos padres sinodais falaram dos mártires, dos jovens mártires, dos padres que perderam a vida, tanto no Iraque como no Egito ou noutros países. Sentimos uma sensibilização muito forte com este problema, que cada vez mais se tornou global”, concluiu.

A 15.ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, decorre até 28 de outubro.

A Conferência Episcopal Portuguesa está representada por D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, e D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VIRIATO
    22 out, 2018 CONDADO PORTUCALENSE 10:54
    Uma vergonha...eu tenho sido censurado neste sitio, por falar as verdades inconvenientes. Estamos a importar o cavalo de Tróia e os artistas que andam a promover a invasão islâmica vão pagar bem caro esta traição à Europa Cristã. Este papa é o grande promotor da invasão barbárie que está assolando a Europa, eu como Cristão sinto-me enojado com este alto clero, parasitário, ele próprio, um clero subserviente ao neo liberalismo e à esquerda marxista, com o objectivo e O pretexto de manterem as grandes vidocas, como as do vaticano e outras mordomias dessa instituição chamada de igreja. Eu como Cristão lamento o genocídio a que foi entregue os VERDADEIROS CRISTÃO, que são aqueles que morrem às mão de assassinos...por AMOR A CRISTO. VERGONHA DE SOCIEDADE...
  • Maria O Martins
    20 out, 2018 23:14
    Perante este triste cenário há que pensar seriamente na volta a dar. A Igreja católica está a abrir-se duma forma fantástica , com este Papa Francisco. Outro S. Francisco a quem Cristo mandou reconstruir a Sua Igreja, Que Assim seja.
  • fanã
    20 out, 2018 aveiro 13:12
    Que dizer então, do risco de Islamização de Ocidente ???????

Destaques V+