Tempo
|
A+ / A-

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome

20 out, 2018 - 01:29

Há ainda barreiras a ultrapassar para a formalização. Acordo com a Grécia foi conseguido em junho.

A+ / A-

A Macedónia deu esta sexta-feira mais um passo na mudança de nome para República da Macedónia do Norte, tal como acordado com a Grécia, que tem uma província com o mesmo nome.

O Parlamento macedónio aprovou a alteração constitucional com 80 deputados (em 120) a votarem a favor da mudança do nome.

Esta mudança pode desbloquear a entrada na NATO e na União Europeia como Estado-membro.

Macedónia e Grécia tinham chegado a acordo em junho, mas foi necessário passar por vários passos, incluindo a aprovação por 2/3 do Parlamento.

Há ainda barreiras a ultrapassar até à formalização depois de o referendo realizado no país não ter sido considerado válido.

Apesar disso, o primeiro-ministro Zoran Zaev já considerou que esta sexta-feira é “um dia histórico para o país”. “A Macedónia fará parte da família europeia e os nossos sonhos para uma vida melhor serão cumpridos”.

O Parlamento grego votará a decisão apenas após a formalização do lado macedónio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+