Tempo
|
A+ / A-

Marido da ministra da Saúde renuncia ao cargo no Conselho Nacional de Saúde

19 out, 2018 - 18:37

Jorge Simões renunciou ao cargo invocando "motivos pessoais". Ministério da Saúde vai lançar o processo de seleção do nome do novo presidente, a ser indicado ao Conselho de Ministros.

A+ / A-

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando "motivos pessoais", disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.

O gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido, refere que "o Conselho Nacional de Saúde continuará a funcionar, com a presidência assegurada em regime de substituição", e que a governante vai lançar o processo de seleção do nome do novo presidente, a ser indicado ao Conselho de Ministros.

Jorge Simões é casado com Marta Temido, que, na segunda-feira tomou posse como ministra da Saúde, substituindo Adalberto Campos Fernandes.

A Lusa contactou Jorge Simões, antes da resposta oficial do Ministério da Saúde, tendo o presidente do Conselho Nacional de Saúde afirmado que comunicaria a sua decisão sobre a permanência ou não no cargo em primeiro lugar aos membros do organismo, numa reunião a ter lugar na próxima semana.

Segundo a página 'online' do Serviço Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde "é um órgão consultivo do Governo, independente", composto por 30 membros e que visa "garantir a participação das várias forças científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde".

O presidente e o vice-presidente do organismo são designados pelo Conselho de Ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área da Saúde.

Tem ainda representantes dos utentes, eleitos pela Assembleia da República, das ordens profissionais, das autarquias e personalidades de reconhecido mérito na área da saúde, indicados por várias entidades, com um mandato de quatro anos não renovável.

Jorge Simões foi indicado para a presidência do Conselho Nacional de Saúde em setembro de 2016, tendo antes dirigido a Entidade Reguladora de Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    21 out, 2018 PORTO 18:43
    É ASSIM MESMO. QUE TENHAM UM PASSADO, PRESENTE E FUTURO IMACULADOS, SENÃO ESTÁ O CALDO ENTORNADO. PORTUGAL É UM ANTRO DE POLÍTICOS COM UM GRAU DE PUREZA NUNCA VISTO....

Destaques V+