Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cidade chinesa quer lançar “lua artificial” para substituir iluminação de rua

19 out, 2018 - 12:06

Primeiro satélite artificial deverá ser lançado em 2020. Cidade de Chengdu espera que a solução leve a uma poupança de energia.

A+ / A-

A cidade chinesa de Chengdu tem um plano ambicioso para substituir iluminação urbana: lançar uma “lua” artificial, para iluminar a cidade em conjunto com a "lua verdadeira".

O plano é colocar um satélite artificial em órbita na zona de Chengdu, capital da província de Sichuan, a partir do Centro de Lançamento de Satélites Xichang, em 2020.

Se o lançamento for bem-sucedido, outras três “luas” irão ser lançadas em 2022, segundo indicou Wu Chunfeng, diretor da organização responsável pelo projeto, a Tian Fu New Area Science Society, ao China Daily.

A lua artificial terá um revestimento refletor que poderá desviar a luz solar de volta à Terra, semelhante à forma como a lua brilha, disse o investigador.

O satélite será desenhado para complementar a iluminação da lua à noite, mas deverá ser oito vezes mais brilhante, uma vez que estará apenas a 500 quilómetros de altura, muito mais perto do que a lua, que está a uma distância de 380 mil quilómetros.

No entanto, segundo Wu Chunfeng, esta solução ainda não será suficiente para iluminar toda a cidade. “O brilho esperado do satélite, aos olhos dos humanos, é de cerca de um quinto da iluminação de uma rua normal”.

Ainda assim, a lua artificial poderá trazer alguma poupança à cidade a nível de energia. Segundo as estimativas do investigador, a cidade de Chengdu poderá economizar cerca de 1,2 milhares de milhões de yuans (152 milhões de euros) em eletricidade anualmente, se a lua artificial iluminar 50 quilómetros quadrados da cidade.

Além disso, o satélite pode ser uma mais-valia em momentos de desastre em que haja cortes de eletricidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+