Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeito de assassinar jornalista saudita terá morrido num acidente

19 out, 2018 - 10:11

A notícia é avançada pela imprensa turca. A Turquia acredita que Jamal Khashoggi foi morto e desmembrado na embaixada saudita em Istambul.

A+ / A-

Um suspeito da alegada morte do jornalista saudita terá morrido num acidente rodoviário em Riade. A informação é avançada pela imprensa turca, que tem desvendado vários detalhes sobre o desaparecimento de Jamal Khashoggi.

Apesar de ainda não estar confirmada oficialmente, a tese que tem sido veiculada, é que o jornalista, crítico do regime saudita, terá sido assassinado no interior do consulado. A Turquia garante ter vídeos e áudios que comprovam que Khashoggi foi assassinado e desmembrado no interior da embaixada da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, por membros de um ‘esquadrão da morte’ com ligações ao príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

Os sauditas têm desmentido estes relatórios, mas ainda não explicaram o que aconteceu ao jornalista. Entretanto, a polícia turca alargou o perímetro das suas buscas. Fontes anónimas dizem que o corpo pode ter sido largado numa floresta próxima da embaixada saudita.

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, que estava exilado nos Estados Unidos desde 2017 e era um reconhecido crítico do poder em Riade, desapareceu no passado dia 2 de outubro depois de ter entrado no consulado saudita em Istambul, Turquia, para tratar de questões administrativas.

A Arábia Saudita nega qualquer envolvimento no desaparecimento do jornalista, adiantando que ele deixou a missão diplomática pelo próprio pé. No entanto, Riade não apresentou qualquer prova que sustente tal teoria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+