Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

São estes os fugitivos procurados. Se os vir, não os confronte

19 out, 2018 - 10:01

A polícia deve ser avisada de imediato se algum dos três fugitivos for avistado. “Um ato espontâneo de heroísmo pode sair caro a qualquer cidadão”, avisa o fundador do Observatório de Segurança na Manhã da Renascença.

A+ / A-

A PSP está a pedir à população que colabore com informações na captura dos três detidos que na quinta-feira à tarde escaparam do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Os indivíduos são, contudo, considerados perigosos, pelo que as autoridades pedem aos cidadãos para não os confrontarem. Os homens são suspeitos de dezenas de furtos a idosos na região do Grande Porto e fugiram do tribunal depois de o juiz de instrução lhes ter decretado prisão preventiva.

“Até ao momento, os indivíduos não foram localizados, mas as operações vão continuar para tentarmos localizá-los rapidamente”, afirma à Renascença o intendente Alexandre Coimbra, relações públicas da PSP.

“O que solicitamos é que, quem quer que possa ter informações sobre o paradeiro destes indivíduos, possa contactar com as autoridades policiais” e “lançamos um apelo à população para que contactem imediatamente a polícia local ou a divisão de investigação criminal da PSP do Porto, mas nunca interagir com estes suspeitos”, sublinha.

O mesmo alerta é feito por Rui Pereira, ex-ministro da Administração Interna e fundador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).

“Como são perigosos, é muito difícil ter aqui um ato espontâneo de heroísmo, que pode sair caro a qualquer cidadão, mas é importante contactar imediatamente as autoridades”, realça.

Na Manhã da Renascença, Rui Pereira adianta que, “ao fugirem desta maneira, [estes indivíduos] cometeram mais um crime: o crime de evasão que é punível com pena de prisão até dois anos”.

“As medidas estão no terreno”

O intendente Alexandre Coimbra afirma que estão no terreno todas as medidas para que os três fugitivos sejam capturados “o mais rapidamente possível”.

“Lançámos já um alerta através dos nossos centros de cooperação policial e aduaneira, que controlam as nossas fronteiras e que depois fazem a difusão por outras vias. Portanto, não só envolvemos as forças e serviços de segurança através do sistema de segurança interna, que tem uma coordenação sobre todas as polícias, como estes centros de cooperação”, refere.

Na opinião de Rui Pereira, a PSP e a GNR devem, “nesta situação, em colaboração estreita – porque não há fronteiras de competência territorial para uma fuga – assegurar a perseguição aos fugitivos. Por outro lado, devem contar com a colaboração dos serviços de segurança, incluindo o de Estrangeiros e Fronteiras, porque não é de excluir que possam ter documentos falsificados”.

Além disso, é provável que, “beneficiando do facto de não haver fronteiras internas no espaço Schengen, estas pessoas tentem fugir. No caso de haver algum indício que possam fugir para o estrangeiro, convém emitir o mandado de detenção europeu”, acrescenta o especialista em segurança interna.

Os homens em fuga são dois irmãos gémeos e um cúmplice, todos com antecedentes criminais. Foram presentes ao juiz de instrução na quinta-feira, depois de terem sido detidos em flagrante delito na terça, em Baguim do Monte, concelho de Gondomar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    19 out, 2018 évora 14:02
    Tem os jornalistas do CMTV , RTP e aqueles e aquelas que adoram queimar Arguidos em direto , porque não se dedicam agora a apanhar ladrões ? Era um bom contributo para a palhaçada que todos os dias metem em Direto ao povo .
  • Peixoto
    19 out, 2018 Cimo de Vila 12:28
    É que sois crentes! Estais à espera que alguém os tente capturar por vós? Tende vergonha... Nem os presos sabeis guardar! "Um ato de heroísmo...."??? IDE VÓS ATRÁS DELES!

Destaques V+