Tempo
|
A+ / A-

Último dia de greve dos enfermeiros. Todos os serviços de saúde afetados

19 out, 2018 - 06:32

Sindicatos de enfermeiros realizam esta sexta-feira uma manifestação nacional em Lisboa e uma concentração junto ao Ministério da Saúde, culminando uma greve de seis dias que tem afetado vários serviços por todo o país.

A+ / A-

Esta sexta-feira, chega ao fim a greve dos enfermeiros. Neste último dia, a paralisação abrange todos os serviços públicos de saúde.

Ao início da tarde, os sindicatos têm marcada uma manifestação, que começa no Campo Pequeno, em Lisboa, e que segue até ao Ministério da Saúde, onde os profissionais se irão concentrar.

A paralisação dos enfermeiros, que começou no dia 10 deste mês, serve para exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela.

A greve começou ainda com o anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em funções, mas mesmo com a remodelação governamental realizada no domingo não foi alterada nem interrompida.

Nos cinco dias de greve já realizados, as adesões estiveram sempre acima dos 60%. A greve foi realizada por serviços, contemplando nalguns dias hospitais, noutros centros de saúde e ainda noutros todas as instituições de saúde do setor público.

Os enfermeiros exigem a revisão da carreira de enfermagem, a definição das condições de acesso às categorias, a grelha salarial, os princípios do sistema de avaliação do desempenho, do regime e organização do tempo de trabalho e as condições e critérios aplicáveis aos concursos.

Esta greve de seis dias (não seguidos) foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira, pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    19 out, 2018 PORTO 09:41
    CASO UM OU UMA ENFERMEIRA, SOFRA UM ACIDENTE OU DOENÇA SÚBITA, HÁ ALGUM OU ALGUMA CAMARADA QUE ACUDA À URGÊNCIA ? INCONSCIÊNCIA DESTAS E DESTES, TOMA CONSCIÊNCIA ?

Destaques V+