Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reformas antecipadas. Vieira da Silva confirma período transitório

19 out, 2018 - 00:40

Os pensionistas não verão goradas as expectativas, garante ministro do Trabalho.

A+ / A-

O ministro do Trabalho garante um período transitório para quem não tiver 60 anos de idade e 40 de contribuições poder pedir a antecipação da aposentação sem os cortes do fator de sustentabilidade.

Em entrevista à SIC Notícias, Vieira da Silva afirmou que a proposta tinha já sido apresentada aos parceiros. No entanto não explicou até quando durará este período.

“Haverá um processo de transição em que os direitos dessas pessoas de acesso às reformas antecipadas se manterão durante o tempo necessário”, disse.

O governante referiu, depois das críticas, que os pensionistas não verão goradas as expectativas.

“A proposta do Governo diz que por cada ano de carreira contributiva a mais corresponde um recuo da idade da reforma de quatro meses. Estas pessoas podem não ter de esperar [até aos 66 anos e 5 meses]. É uma opção das pessoas”, acrescenta Vieira da Silva na SIC Notícias.

O Executivo impõe duas condições para esse acesso: ter 60 anos de idade e 40 anos de descontos, o que já foi criticado pela CGTP.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+