Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

May admite alargamento do período de transição do Brexit

18 out, 2018 - 10:51

Se não houver acordo sobre a fronteira com a Irlanda do Norte, a primeira-ministra britânica admite que o período de transição pode ser alargado.

A+ / A-

O período de transição da saída do Reino Unido da União Europeia pode ser alargado por alguns meses. A opção está em cima da mesa, admitiu a primeira-ministra britânica esta quinta-feira, em Bruxelas.

O Reino Unido deixa a União Europeia em março do próximo ano e o atual plano prevê que o período de transição termine o final de 2020.

Na quarta-feira, em Bruxelas houve um infrutífero jantar a 27 dedicado ao ‘Brexit’, que se saldou apenas na constatação de que não houve progressos reais nas negociações para a saída do Reino Unido do bloco europeu.

A questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte é um dos pontos que tem suscitado mais divisão. Se não houver acordo sobre este tema, Theresa May admite que o período de transição pode ser alargado.

A França já alertou que uma extensão do prazo virá com condições. “É uma das opções possíveis. Mas não há uma proposta dos 27 nem um pedido formal do Reino Unido” nesse sentido, diz uma fonte do Palácio do Eliseu, citada pela agência Reuters.

Durante o período de transição a relação entre o Reino Unido e a União Europeia permanecerá praticamente igual. Por isso, a ideia não agradará a alguns deputados do Partido Conservador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+