Tempo
|
A+ / A-

Carta de demissão de Rovisco Duarte só fala em "motivos pessoais", diz Marcelo

17 out, 2018 - 18:04

Questionado se a demissão do general Rovisco Duarte coloca um ponto final na polémica em torno de Tancos, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que não tem "mais nada a dizer".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que a carta de demissão do chefe de Estado Maior do Exército, general Rovisco Duarte, só refere “motivos pessoais”.

"Aquilo que está no sítio da Presidência foi o que estava na carta: razões pessoais", disse o chefe de Estado aos jornalistas, à margem de uma visita à Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira.

Questionado se a demissão do general Rovisco Duarte coloca um ponto final na polémica em torno de Tancos, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que não tem "mais nada a dizer".

Em relação aos próximos passos, o Presidente da República explica que, nos termos da Constituição e da Lei de Defesa Nacional, o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas tem que ser ouvido e, depois, depois o Governo tem que decidir o que fazer sobre esta matéria.

O pedido de exoneração de Rovisco Duarte ocorre dois dias depois da tomada de posse do novo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na sequência da demissão de José Azeredo Lopes do cargo.

O anterior ministro invocou a necessidade de evitar que as Forças Armadas fossem prejudicadas pelo "ataque político" e as acusações de que afirmou estar a ser alvo por causa dos desenvolvimentos da investigação judicial à recuperação do material militar furtado em Tancos, divulgada a 29 de junho de 2017.

A demissão de Rovisco Duarte acontece um ano depois da recuperação da maior parte do material, divulgada pela Polícia Judiciária Militar, em comunicado, no dia 18 de outubro de 2017, na Chamusca, a cerca de 20 quilómetros dos paióis de Tancos.

A investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, designada Operação Húbris, levou à detenção para interrogatório de militares da PJM e da GNR.

A demissão de Rovisco Duarte já tinha sido defendida pelo CDS-PP, que propôs na Assembleia da República uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades pelo furto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho couto
    17 out, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 22:54
    Acreditamos tanto num como no outro ,,,,dois ,,,,,floopss ,,pois pois ,,motivivos pessoais como se toda a gente fosse ,,parva,, ,,um saiu com o ,,rabo entre as pernas ,, e o outro ficou com as orelhas a arder e la foi dizendo as ,,patetices para temtar eludir os mais atentos ,, que futuro tera o nosso pais com gente desta a frente dos seus destinos ,,, ja nos bastava essa ,,misere ,,giringonca agora tambem estes ,,,futebolisticamente falando ,,nao temos ,,guarda-redes ,nao temos defesas nao temos meio-campo e o ataque nao ,existe ,, ou pior que isso ,,atira para qualquer lugar ,,menos para a baliza ,,contraria ,, pois mas uma bos equipa geralmente tem um ,,bom,,grande ,capitao ,.. neste caso nem sequer temos um soldado ,,raso ,,,nao tem ,principio ,nem meio nem fim ,, nao se sabe ,onde comeca e onde e que acaba ,,enfim uma pura ,,nulidade e ainda por cima pela negativa ,,,pobre povo ,,nacao ,,doente ,, sem ,remedio a vista pelo menos a ,,curto prazo

Destaques V+