Tempo
|
A+ / A-

Tempestade "Leslie" leva a demissão do coordenador de Proteção Civil da Figueira da Foz

17 out, 2018 - 13:06

Em causa está o facto de Nuno Osório, que também é comandante dos bombeiros, ter deixado a coordenação operacional municipal na madrugada de domingo, segundo o próprio, para ir "descansar".

A+ / A-

O coordenador de Proteção Civil e comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, demitiu-se na sequência da polémica intervenção durante a tempestade "Leslie", avança a TVI24.

Em causa está o facto de Nuno Osório ter deixado a coordenação operacional municipal na madrugada de domingo, segundo o próprio, para ir "descansar".

Alegadamente, o comandante não comunicou a ausência, quer a quem o deveria substituir enquanto comandante das operações de socorro (COS), com tutela sobre todos os bombeiros presentes no teatro de operações, quer ao comandante operacional distrital (CODIS) de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O presidente da Câmara da Figueira da Foz anunciou, na terça-feira, a abertura de uma averiguação à ausência do coordenador da Proteção Civil.

O pedido de demissão aconteceu poucos dias depois da passagem da tempestade "Leslie", com ventos que chegaram aos 190 quilómetros/hora, que provocou estragos materiais avultados.

O temporal provocou prejuízos superiores a 32 milhões de euros na Figueira da Foz, mais de 20 milhões dos quais em empresas, de acordo com uma estimativa preliminar elaborada pela autarquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+