Tempo
|
A+ / A-

Secretário americano na Turquia para discutir desaparecimento de jornalista

17 out, 2018 - 10:30

Jamal Khashoggi desapareceu há duas semanas e a pressão internacional sobre a Arábia Saudita é cada vez maior.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Estados Unidos chegou esta quarta-feira à capital da Turquia para falar com o presidente Erdogan sobre o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi. Mike Pompeo aterrou em Ancara depois de ter passado pela Arábia Saudita, onde falou com o rei e o príncipe sobre o caso.

Jamal Khashoggi, um jornalista saudita do "Washington Post", é um dos maiores críticos do regime saudita e do príncipe Mohammed bin Salman. Khashoggi entrou na embaixada saudita na Turquia no dia 2 de outubro e não voltou a ser visto. As autoridades turcas afirmam que o jornalista terá sido morto e desmembrado por sauditas que entraram na embaixada. Os turcos dizem ainda que têm áudio a provar o homicídio.

As autoridades sauditas negaram qualquer envolvimento com o caso. O presidente dos EUA, Donald Trump, que é um aliado conhecido do príncipe, decidiu dar o benefício da dúvida ao regime e disse que os assassinos podem ter sido "rebeldes". Os media americanos falam da possibilidade de a Arábia Saudita admitir que Khashoggi morreu depois de um interrogatório que correu mal.

Ainda não se sabe se o jornalista está morto ou não. Depois da reunião com a família real, Mike Pompeo disse aos jornalistas que os sauditas "assumiram o compromisso" de conduzir "uma investigação completa ao desaparecimento de Jamal Khashoggi". Mas não confirmou qual o seu estado.

O governo turco já fez buscas na embaixada saudita em Istambul onde Khashoggi desapareceu quando foi buscar documentos para o seu casamento. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse na terça-feira que o executivo tem provas de materiais tóxicos encontrados na embaixada e sinais que paredes foram pintadas recentemente para encobrir provas. As televisões turcas mostraram também imagens de um veículo sair da embaixada duas horas depois de Khashoggi ter entrado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+