Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O jogo que nos faz puxar pela gramática faz 70 anos

17 out, 2018 - 09:25

O jogo de tabuleiro que gera discussões em torno do dicionário foi inventado por ex-arquiteto de Nova Iorque. Agora, pode vencer usando palavras desde "escaganifobético" a "emoji".

A+ / A-

De "acetilsalicilato" a "okay". Há 70 anos que pensamos e pesquisamos palavras no dicionário para jogar Scrabble. O popular jogo de tabulário festeja o seu septagésimo aniversário e, com a entrada de mais 300 palavras no seu dicionário oficial em setembro, o jogo conta com, pelo menos, 100 mil palavras entre duas a oito letras.

A ideia para o jogo foi inventado em 1931 por Alfred Mosher Butts, um ex-arquiteto de Nova Iorque. O jogo começou por não ter um tabuleiro mas, à medida que as patentes para o jogo eram recusadas, Butts acabou por introduzir uma plataforma física para as peças, em 1938. Dez anos depois, o Scrabble foi registado.

Os primeiros anos não correram nada bem para o jogo. Mas, em 1952, o presidente das lojas Macy's gostou do jogo e decidiu passar a distribui-lo. Num ano, o jogo expandiu-se dos Estados Unidos para a Austrália e para Inglaterra e vendeu quatro milhões de jogos.

A qualquer hora do dia, começam em média 30 mil jogos em todo o mundo. Alegadamente, a rainha Isabel II é uma das fãs do jogo. Há também versões Junior para os mais novos se dedicarem ao jogo da gramática. Venderam-se, até hoje, mais de 150 milhões de jogos.

Dicionário em constante expansão

As palavras que se podem usar num jogo é sempre motivo de discussão. É uma parte do jogo que parece resistir à passagem do tempo e não vai embora tão cedo. Isto porque, em setembro deste ano, o dicionário Merriam-Webster, o dicionário oficial do Scrabble em inglês, permitiu a entrada de palavras como "ew" (expressão de nojo em inglês), "ok", "emoji" e "bitcoin".

Em português, qualquer palavra que esteja no dicionário pode ser utilizada. "Agonfíase", "esdrúxula", "ururu" ou "paupérie" são palavras tão válidas quanto "cão" ou, claro, "dicionário".

Como qualquer outro jogo de tabuleiro veterano como o "Monopólio", há campeonatos mundiais de Scrabble. O primeiro foi em 1991 em Londres e o segundo foi dois anos depois, em Nova Iorque. O torneio realiza-se de dois em dois anos e o último foi em 2017, em Nottingham, Inglaterra.

Os jogadores de campeonatos de Scrabble usam um dicionário mais extenso, para permitir o uso de palavras ofensivas que vão até 15 letras.

Como jogar?

Focando-nos apenas na versão original, o jogo pode ser jogado entre 2 a 4 pessoas. Os jogadores sentam-se em torno do tabuleiro com 15x15 quadrados e têm à disposição, mas sem ver as letras, um conjunto de cem peças com pontuações distintas. Cada jogador pega numa peça e quem tiver a letra mais próxima do início do alfabeto, começa.

Depois, cada jogador pega em sete peças do saco e coloca-as num suporte, longe dos olhares dos batoteiros. O primeiro jogador pode então criar a primeira palavra, no quadrado central, que dá o dobro da pontuação. Pode fazê-lo na horizontal ou na vertical e depois volta a pegar em peças do saco, de modo a ter sempre sete letras (a não ser que o saco acabe).

Os seguintes jogadores vão criando novas palavras, tendo sempre de utilizar uma letra que já esteja presente no tabuleiro. Podem cruzá-las com as palavras já em jogo.

De notar que o tabuleiro tem casas de pontuação, que podem ser usadas para aumentar a pontuação da palavra escolhida. Se se colocar a palavra "rescisao" no tabuleiro, e a letra "s" estiver em cima de um quadrado de pontuação de letra dupla, o jogador recebe o dobro do que o "s" tiver marcado.

Há vários tipos de pontuação no tabuleiro. Há "letra dupla" e "letra tripla", em que apenas a letra em cima destas casas recebe o acréscimo de pontos; e há "palavra dupla" e "palavra tripla", em que toda a palavra recebe o bónus se uma das suas letras tiver na casa.

Os jogadores vão então competindo pelas maiores pontuações. A cada nova palavra, são somados os pontos dessa palavra às palavras que já tiverem sido jogadas.

O jogo acaba depois de deixar de haver mais palavras na sacola. Quando não for possível recolher mais peças, acaba-se o jogo quando alguém deixar de ter peças no seu suporte. Quanto aos restantes jogadores, soma-se os pontos das peças que ainda tiverem nas mãos e não só esses pontos são retirados ao total que tiverem até então, como os mesmos pontos são somados aos pontos que o primeiro a acabar tiver.

O vencedor é a pessoa com mais pontos, não a primeira a terminar a partida.

Apesar de jogos de tabuleiro não serem tão jogados como antes, o Scrabble continua a ser muito popular e a manter-se na moda. O jogo pode ser jogado online e há versões para iOS, Android e Kindle.

O jogo tem três versões em Portugal, Original, Júnior e Aprende Inglês e pode custar 29.99 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+