Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Príncipe saudita desconhece paradeiro de jornalista

16 out, 2018 - 22:42

Jamal Khashoggi, crítico do regime, foi visto pela última vez no dia 2 de outubro.

A+ / A-

No mesmo dia em que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visita a Arábia Saudita, o príncipe Mohammed bin Salman nega ter conhecimento sobre o que terá acontecido a Jamal Khashoggi, jornalista crítico do regime de Riade.

O anuncio foi feito pelo presidente norte-americano na rede social Twitter. De acordo com a publicação, o príncipe herdeiro saudita terá transmito esta mensagem através de uma chamada telefónica com Donald Trump.
“Acabei de falar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita que negou completamente qualquer conhecimento sobre o que se terá passado no consulado turco”, lê-se no tweet.

Jamal Khashoggi, colonista no jornal norte-americano "Washington Post", foi visto pela última vez no consulado saudita em Istambul, no dia 2 de outubro. As autoridades turcas estão a investigar o desaparecimento de Khashoggi, que nos últimos dias tem sido alvo de várias teorias.

Alguns órgãos de comunicação social internacionais apontam para um possível assassinato do jornalista, crítico do regime. Mohamed bin Salman, que desempenha funções de vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa saudita, é um dos principais suspeitos.

A Arábia Saudita encontra-se no 169.º lugar na classificação mundial de liberdade de imprensa, estabelecida pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

O caso do desapareciemnto de Khashoggi pode vir a ameaçar as relações entre a Arábia Saudita e os países do Ocidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+