Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas financia campanhas de produtos agroalimentares com 172,5 milhões de euros

16 out, 2018 - 15:10 • Tiago Palma

Sete das 79 campanhas campanhas são portugueses e pretendem promover vinho verde, azeite, porco alentejano, carne de coelho ou leite. Objetivo é abrir novos mercados na União Europeia e fora dela, em países como a China ou o Japão.

A+ / A-

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira um pacote financeiro de 172,5 milhões de euros para 79 campanhas de promoção de produtos agroalimentares de 19 Estados-membros, incluindo Portugal, nos mercados interno e externo.

As campanhas decorrerão nos três próximos anos e sete das quais são portugueses, incluindo campanhas de promoção de vinho verde, azeite, porco alentejano, carne de coelho e leite.

Os programas em questão destinam-se a ajudar os produtores agroalimentares da União Europeia a comunicar a qualidade dos seus produtos, a fim de os promover no mercado interno ou procurar abrir novos mercados (48 dos projetos destinam-se a promoções fora do bloco europeu) em países como a China, o Japão, o México e a Colômbia.

Da verba total, saída do orçamento para a agricultura, uma fatia de 97 milhões de euros destina-se a "programas de promoção simples", propostos por uma ou várias entidades de um Estado-membro. Um outro montante de 75,5 milhões de euros permitirá financiar os chamados "programas múltiplos", que envolvem pelo menos dois Estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+