Tempo
|
A+ / A-

Salário médio da função pública aumenta 3% em 2019

16 out, 2018 - 09:09

Anúncio feito pelo ministro das Finanças na conferência de imprensa de apresentação do OE 2019.

A+ / A-

O Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) prevê um "aumento do salário do médio da função pública superior a 3%". O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças na conferência de imprensa de apresentação do OE 2019.

O ministro fez as contas e diz que, apenas pelo efeito de progressão na carreira, o salário médio dos funcionários públicos vai subir 68 euros no próximo ano. Somando 2018 e 2019, trata-se de um aumento de 121 euros.

“É o maior esforço da última década na administração pública”, diz Mário Centeno. "Vão ser descongelados nove anos de carreiras em dois anos civis. É um esforço enorme do OE para a administração pública, para que tenha trabalhadores mais motivados", acrescenta.

No total, o OE reserva 800 milhões de euros para aumentar as remunerações na Administração Pública, incluindo gastos com o descongelamento das progressões nas carreiras. Desde 800 milhões, 50 milhões destinam-se exclusivamente ao aumento de salário.

Questionado sobre como poderá ser feita a distribuição do valor reservado para aumentos salariais, se concentrado nos salários mais baixos ou distribuído por todos os trabalhadores, Centeno indicou que o executivo ainda irá tomar uma decisão sobre esse tema.

Quanto aos escalões do IRS, Centeno confirma que não há nenhuma alteração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+