Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arábia Saudita vai admitir morte de jornalista, avança CNN

15 out, 2018 - 20:49

Um interrogatório que "correu mal" será a versão oficial. Duas fontes citadas pela estação norte-americana CNN dizem que que o país vai reconhecer a morte do jornalista desaparecido.

A+ / A-

A estação televisiva CNN avança esta segunda-feira que as autoridades da Arábia Saudita estão a elaborar um relatório em que admitem que a morte do jornalista Jamal Khashoggi foi o resultado de um "interrogatório que correu mal".

A estação televisiva norte-americana diz, citando duas fontes, que o relatório indicará que a operação foi conduzida sem qualquer autorização superior ou "transparência".

Uma das fontes alerta, no entanto, que o conteúdo do relatório pode vir a ser alterado.

Khashoggi está desaparecido desde 2 de outubro, dia em que entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia, e nunca mais foi visto. Fontes policiais citadas pela imprensa turca afirmaram que o jornalista foi morto no consulado, o que é negado pelas autoridades sauditas.

O jornalista fugiu da Arábia Saudita em 2017 por achar que seria um dos nomes que o regime se preparava para silenciar pelas críticas feitas ao príncipe herdeiro.

O desaparecimento do jornalista já motivou várias reações internacionais. Presidente turco, Tayyip Erdogan, exigiu à Arábia Saudita que prove que o jornalista saiu efetivamente do consulado de Istambul. Este domingo, Reino Unido, França e Alemanha exigiram uma investigação ao desaparecimento de jornalista.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita já tinha garantido que o país está disponível para colaborar na investigação ao desaparecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+