Tempo
|
A+ / A-

João Galamba vai ser secretário de Estado da Energia

15 out, 2018 - 16:37

O lugar era até agora ocupado por Jorge Seguro Sanches e estava inserido no ministério da Economia.

A+ / A-

O deputado João Galamba, que já chegou a ser porta voz do PS, vai ser secretário de Estado da Energia.

O lugar era até agora ocupado por Jorge seguro Sanches e estava inserido no ministério da Economia.

Com a remodelação anunciada no fim-de-semana, a Energia passa para o ministério do Ambiente que passa a chamar-se do Ambiente e da Transição Energética.

Os novos ministros tomaram posse esta segunda-feira, estando ainda por marcar a posse dos novos secretários de Estado, cujos nomes que começam agora a conhecer.

No ministério da Saúde há um regresso nos lugares de secretário de estado: Francisco Ramos, que já ocupou a cadeira por várias vezes, volta ao governo. Atualmente é director do IPO de Lisboa.

A pasta sensível que Galamba herdou

João Galamba é economista e entrou no Parlamento durante o Governo liderado por José Sócrates. Já foi porta voz do PS, era vice-presidente da bancada parlamentar, e assume agora uma pasta complexa, em pleno braço de ferro entre o governo e a EDP.

A maior elétrica nacional tem neste momento várias divergências com o governo, uma das mais recentes é sobre os CMEC, criados para compensar o fim dos contratos de aquisição de energia. O Governo exige a devolução de 285 milhões e a empresa admite recorrer aos tribunais arbitrais para defender os interesses dos accionistas.

Mas este não é o único braço de ferro entre o Governo e as empresas do sector. O executivo exige ainda que as empresas energéticas, incluindo a EDP, voltem a pagar a contribuição extraordinária para o setor, de forma a baixar o défice tarifário e os preços .

Em aberto estão também as rendas extraordinárias, em análise na comissão de inquérito parlamentar, bem como a suspeita do regulador de que os preços no mercado ibérico estejam a ser concertados.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santos
    16 out, 2018 Silva 11:55
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk... Deixa-me rir!! O circo continua!!
  • Americo
    15 out, 2018 Leiria 18:36
    Boa tarde. O governo caiu no fundo................
  • António dos Santos
    15 out, 2018 17:24
    Será que esta mudança, na área da energia, tem como fim, deixar a EDP roubar os portugueses? Pois a administração e os altos cargos da EDP, não ganham um vencimento, são uns autênticos sanguessugas, que obrigam a empresa, para ter lucros exorbitantes, roubam os portugueses.
  • 15 out, 2018 17:22
    A assuncao cristas tem razao! Quem devia sair era o primeiro ministro!

Destaques V+