Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

70 mil sem energia. EDP não consegue prever quando será reposto o abastecimento

15 out, 2018 - 14:58 • Filomena Barros

"É necessário recuperar troços, não há previsibilidade de quando é que estas pessoas terão acesso a energia", diz a diretora de comunicação da EDP.

A+ / A-

Veja também:


A EDP contabilizava, ao fim da manhã desta segunda-feira, cerca de 70 mil clientes sem abastecimento de energia elétrica, devido à passagem da tempestade Leslie, que derrubou centenas de antenas de alta e média tensão.

Fernanda Bonifácio, diretora de comunicação da EDP, fez o ponto de situação à Renascença.

“É necessário recuperar troços, não há previsibilidade de quando é que estas pessoas terão acesso a energia. Soure, Penacova, Mortágua, Mira, Mealhada… há vários concelhos que têm a rede parcialmente afetada”, explica a diretora de comunicação da empresa.

O distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal (Leiria), continuam a ser as zonas mais afetadas, havendo uma situação no município da Mealhada (Coimbra) que merece atenção.

“O levantamento dos estragos está próximo do fim. Estamos desde a noite de sábado em processo de recuperação”, diz Fernanda Bonifácio.

A EDP refere ainda que tem cerca de 750 operacionais em atividade, mais 250 do que no domingo à noite, e que “foram instalados 70 geradores de emergência e duas centrais móveis de geração para garantir o fornecimento de energia a consumos prioritários”, como lares e escolas.

A empresa acionou o estado de emergência perante a destruição da rede elétrica e admite pedir ajuda externa, para repor a normalidade.

Por agora, foram instaladas duas centrais moveis de geração, para abastecimento de consumos primários, como lares e escolas, e foram pedidos meios ao Exército. O pedido de ajuda internacional ainda vai ser avaliado.

“Ainda não pedimos ajuda internacional. Pedimos 15 geradores ao Exército, assim como meios humanos, e eles estão a mobilizar a logística. No final de cada dia iremos avaliar e a adição de meios será feita em função daquilo que forem as necessidades”, explica Fernanda Bonifácio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    15 out, 2018 PORTO 15:22
    A EDP NÃO PREVÊ QUANDO FICARÁ REPOSTA A NORMALIDADE NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉCTRICA. ISTO NÃO É O MESMO QUE POR EM PRÁTICA AUMENTOS DE PREÇOS. O FORNECIMENTO SERÁ FEITO QUANDO DEUS NOSSO SENHOR QUISER....

Destaques V+