Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casas sem telhado em dia de chuva. Situação "preocupante" em Coimbra

15 out, 2018 - 09:16

Falta eletricidade, há escolas e empresas fechadas, famílias a reparar os telhados das casas, estruturas municipais danificadas. No distrito de Coimbra, é tempo de reparar os estragos provocados pela tempestade “Leslie”.

A+ / A-

Com mais um dia de chuva, adensam-se as preocupações nos locais mais afetados pela tempestade "Leslie", em especial nos distritos de Coimbra e Leiria.

O vento danificou o telhado de várias habitações, o que "é preocupante porque está a chover", relata a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), em entrevista à Renascença.

Contudo, salienta Ana Abrunhosa, "as famílias reagiram com muita força, estão a limpar e a proteger as casas".

No terreno desde domingo, a presidente da CCDR-Centro dá conta ainda de equipamentos e estruturas municipais afetados, nomeadamente lares, escolas, pavilhões gimnodesportivos e algumas IPSS.

"Com o vento, o maior prejuízo foi nas coberturas, mas também nas janelas. E entrando o vento pelas janelas, destrói-se os equipamentos", conta.

Ana Abrunhosa fala em dez concelhos afetados. "De forma muito pesada foram Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Soure, Figueira da Foz e Cantanhede."

O tecido empresarial também não escapou à força da tempestade. No distrito de Coimbra, há empresas "muito afetadas", que não têm condições para regressar ao trabalho esta segunda-feira.

As escolas de Soure, Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho vão estar encerradas por questões de segurança.

A tempestade afetou também o abastecimento de energia. Cerca de 100 mil pessoas estão ainda sem luz, esta segunda-feira. A EDP Distribuição está no terreno a reparar a linha elétrica.

A tempestade Leslie que passou no sábado e madrugada de domingo por Portugal provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil.

Fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Couto
    15 out, 2018 lisboa 10:52
    O TUFAO errou o alvo em COIMBRA e não atingiu aqueles qe têm ofendido o CRIADOR,falhou a pontaria.

Destaques V+