Tempo
|
A+ / A-

Greve dos enfermeiros começa nos hospitais e condiciona cirurgias

10 out, 2018 - 06:46

São seis dias não consecutivos de paralisação pela valorização da carreira.

A+ / A-

Os enfermeiros iniciam esta quarta-feira o primeiro de seis dias não consecutivos de greve que esta quarta-feira afeta exclusivamente os hospitais: blocos operatórios e cirurgia de ambulatório.

Amanhã, quinta-feira, a paralisação irá decorrer em todas as instituições de saúde do setor público que tenham enfermeiros ao serviço, segundo o pré-aviso de greve.

Repete-se depois na próxima semana, nos dias 16, 17, 18 e 19, dia para o qual está marcada uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.

Esta greve dos enfermeiros tem como objetivo exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas e dos compromissos já assumidos pela tutela no processo negocial de 2017.

Tais compromissos foram assumidos “no protocolo negocial que visava precisamente determinar quais as matrizes e em que moldes iria ser feita a valorização da carreira de enfermagem”, esclarece a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões, em declarações à agência Lusa.

Os sindicatos exigem a revisão da carreira de enfermagem, a definição das condições de acesso às categorias, a grelha salarial, os princípios do sistema de avaliação do desempenho, do regime e organização do tempo de trabalho e as condições e critérios aplicáveis aos concursos.

Reivindicam, entre outras matérias, que a Carreira Especial de Enfermagem seja aplicável a todas as instituições do setor público/SNS e a todos os enfermeiros que nelas exercem independentemente da tipologia do contrato e que sejam consagradas as condições de acesso à aposentação voluntária dos enfermeiros e com direito à pensão completa sejam os 35 anos de serviço e 57 de idade (base inicial para negociação).

Pela mesma razão, os enfermeiros cumpriram, em setembro, dois dias de greve nacional (nos dias 20 e 21) que tiveram, segundo os sindicatos, uma adesão de 80,4%.

A greve é convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM), pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla
    10 out, 2018 Lisboa 08:33
    Na peça das 8 da manhã, jornalista questiona a utente do Santa Maria, que foi fazer exames complementares de diagnóstico (eletrocardiograma): "sabe que os enfermeiros estão de férias e pode não fazer os seus exames?"; eu questiono ao senhor jornalista: "sabe que é da competência dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica a execução desse exame de diagnóstico?" Desconhecimento da realidade não pode ser desculpa para jornalismo deficiente.

Destaques V+