Tempo
|
A+ / A-

​Militares estarão a subalugar casas do Estado a turistas. Ministro pede explicação

09 out, 2018 - 15:54

Testemunhas falam de uma "entrada e saída contínua de pessoas de diversas nacionalidades" no edifício do Estado.

A+ / A-

As casas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) em Lisboa estarão a ser usadas como alojamento para turistas. De acordo com o "Diário de Notícias" (DN), o IASFA terá recebido queixas dos militares que vivem nos prédios sobre a entrada e saída de turistas.

Em entrevista ao DN, os moradores de um apartamento na zona da Boa Hora, entre Alcântara e a Ajuda, que fizeram queixa ao IASFA, terão dito que no prédio havia uma "entrada e saída contínua de pessoas de diversas nacionalidades". Afirmaram também que viam várias vezes trabalhadores de limpeza nos apartamentos, depois de os turistas saírem.

Os mesmos queixosos, que o DN diz serem dois sargentos e um cabo, terão dito ao IASFA que muitas pessoas acabavam por ter a chave para entrar no prédio, o que terá levantado questões relativamente à segurança.

O Ministério da Defesa desmentiu a notícia ao DN, mas uma fonte anónima citada pelo jornal afirma que as queixas já são conhecidas. "É preocupante, até porque tem a ver com o património da Ação Social Complementar", defende a mesma fonte.

A Renascença procura obter esclarecimentos adicionais sobre este caso, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes disse, esta terça-feira, ter pedido esclarecimentos urgentes" ao IASFA e espera ter respostas do instituto até ao final do dia. O ministro falou numa cerimónia de apresentação da nova carta hidrográfica do Guadiana, em Ayamonte, Espanha. “Estamos perante uma situação que foi dada a conhecer ontem [segunda-feira] ao ministério e o ministério ontem solicitou ao IASFA] esclarecimentos urgentes, isto é, para hoje, sobre esta situação”, afirmou o governante.

Azeredo Lopes recordou, no entanto, que há “uma orientação fortíssima deste Governo” para “o mais depressa possível se conhecer totalmente e com transparência quem são os utentes, quais são as condições em que beneficiam de algo que é importante, quais são os preços que pagam, quais são os seus rendimentos”.

Este caso é revelado numa altura em que o Instituto de Acção Social das Forças Armadas vive um momento financeiramente delicado, com uma dívida acumulada de dezenas de milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Samuel Mendes
    28 mai, 2019 Torres Novas 10:12
    À muito tempo que este regabofe dura. A acção social sabe destas situações mas não pode fazer nada porque o problema está na lei e na regulamentação para a entrega das casas e depois há ainda os problemas resultantes com a produção de prova. Vejam o que acontece com os policias aqui é a mesma coisa, é caso para dizer que o crime compensa.
  • Cidalia
    10 out, 2018 Alges 19:52
    As casas não se alugam nem subalugam.... Não estamos a falar de carros nem nada que se pareça. Então as casa arrendam se! Como um jornalista se perde nestas coisas ahahahahha morri. Voltem à escola
  • JOSE CARLOS FONSECA
    10 out, 2018 MAIA 10:14
    Incrivel como a ação social das forças armadas "ajuda" os menos necessitados. Os bairros sociais geralmente são para os mais pobres. Contudo aqui são geralmente para os mais abastados. Toca a acabar com tudo isto.

Destaques V+