Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Professores recebidos por Marcelo apelam ao veto presidencial

08 out, 2018 - 20:00

"O ambiente nas escolas é terrível, é muito negativo", disse Mário Nogueira ao Presidente da República.

A+ / A-

Os sindicatos de professores foram recebidos esta segunda-feira pelo Presidente da República e pediram a Marcelo Rebelo de Sousa que vete o decreto de lei do Governo que descongela parcialmente a carreira dos docentes.

Foram 50 minutos de audiência do Presidente da República com os sindicatos de professores, em Belém. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os dirigentes que lideram os protestos para exigir a recuperação total do tempo de serviço congelado.

No final do encontro, Mário Nogueira, da Federação Nacional de Professores (Fenprof), afirmou que pediram ao Presidente para vetar o decreto lei do Governo, aprovado na quinta-feira passada, e repetiram as críticas ao Governo.

“Expusemos o ponto de vista e a grande indignação dos professores. O ambiente nas escolas é terrível, é muito negativo e solicitámos ao sr. Presidente foi que não promulgue, vete, este decreto de lei.”

Mário Nogueira explicou ainda que nesta audiência quiseram dar ao Presidente da República a perspetiva sindical desta questão. Não foram a Belém à espera de uma resposta de Marcelo.

"Não era isso que nós vínhamos aqui pedir que nos dissesse. Trouxemos tópicos para a reflexão do sr. Presidente da República, que agora, com certeza, falará com o sr. primeiro-ministro e, hoje, terá outros argumentos que talvez não estivesse na sua posse. Faltava a perspetiva sindical, de quem percebeu que nunca houve negociação", sublinha Mário Nogueira, da Fenprof.

Em causa está o descongelamento do tempo de serviço dos professores. O Governo aprovou dois anos, nove meses e 18 dias, mas os docentes reivindicam nove anos, quatro meses e dois dias.

Os sindicatos dos professores entregaram esta segunda-feira um pré-aviso de greve, para o período de 15 de outubro a 31 de dezembro.

No pré-aviso de greve, que estava já anunciada, os sindicatos consideram "intolerável que o mesmo Governo que elimina anos de trabalho aos professores imponha, em cada ano, horários que o agravam em 30%" e manifestam o seu "repúdio pela dupla ilegalidade (eliminação de tempo de serviço e imposição de horários que desrespeitam o ECD)".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Casimiro
    09 out, 2018 Viseu 18:19
    Só espero que haja, da parte de quem governa, justiça. Reformados da Função Pública, Vários Funcionários Públicos, etc. É preciso não esquecer, o que nos foi retirado ao longo dos anos. Esquecer tudo e, erguer um monumento aos beneméritos, ou dividir o mal pelas aldeias.
  • Reinaldo
    09 out, 2018 Ruela 09:54
    Beto presidencial !??? E depois? O que é que interessa o Marcelo vetar? A lei volta para trás, é novamente aprovada e o 🔨 tem que a promulgar... quero dizer, tem de a pregar bem pregada!

Destaques V+