Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Economia entregue a William Nordhaus e Paul Romer

08 out, 2018 - 10:56

Real Academia Sueca distingue trabalho nas áreas da inovação, clima e crescimento económico.

A+ / A-

O prémio Nobel de Economia foi atribuído a William D. Nordhaus e Paul M. Romer. Os dois economistas foram distinguidos pelo trabalho nas áreas da inovação, clima e crescimento económico.

O anúncio da distinção - que é oficialmente denominada Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel - foi feito esta segunda-feira.

Os dois economistas norte-americanos foram premiados por conseguirem associar as alterações climáticas ao comportamento da economia. A Real Academia das Ciências sueca considera que os ambos tentam responder “a algumas das questões mais básicas e urgentes do nosso tempo”.

Ambos desenvolveram trabalhos e métodos para projetar e analisar o crescimento económico sustentável a longo prazo, tendo em conta a inovação tecnológica e as alterações climáticas.

William D. Nordhaus e Paul M. Romer vão receber um prémio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 940 mil euros), a repartir pelos dois.

No ano passado, o premiado foi Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+