Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kavanaugh. Democratas dizem que relatório do FBI está "incompleto" e apontam dedo à Casa Branca

04 out, 2018 - 18:40 • Tiago Palma

Kavanaugh foi apontado em julho por Donald Trump para o Supremo Tribunal. Pouco depois, seria acusado publicamente de conduta sexual imprópria. Relatório do FBI sobre investigação adicional começou esta quinta-feira a ser analisado pelos senadores.

A+ / A-

O relatório confidencial do FBI sobre a investigação adicional (pedida por Donald Trump depois das dúvidas levantadas no Comité Judicial do Senado) aos alegados abusos sexuais cometidos pelo juiz Brett Kavanaugh, em 1982, começou esta quinta-feira a ser analisado pelos senadores norte-americanos.

A senadora Dianne Feinstein, líder da minoria democrata no Comité Judicial do Senado, já se pronunciou. Em conferência de imprensa, afirmou que o relatório é “o resultado de uma investigação incompleta”. Feinstein referiu que a parte mais notável do documento "é o que não está lá", reforçando que o mesmo é "muito limitado".

Também o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, reagiu ao relatório, tecendo duras críticas à Casa Branca. "Pedimos que as diretivas transmitidas pela Casa Branca ao FBI sejam tornadas públicas, porque acreditamos que restringiram fortemente a investigação", declarou Schumer.

Do lado do republicano, o presidente do Comité Judicial do Senado, Chuck Grassley, afirmou que o FBI não conseguiu encontrar quem pudesse "provar qualquer das alegações" de conduta sexual imprópria que recaem sobre Kavanaugh.

Agora, para o senador Grassley, é tempo de votar a confirmação de Kavanaugh para o Supremo Tribunal norte-americano, a mais alta instância judicial do país, referindo-se ao juiz conservador como "um dos candidatos mais qualificados que alguma vez compareceu diante do Senado".

Brett Kavanaugh, de 53 anos, foi apontado em julho passado pelo Presidente norte-americano Donald Trump para o Supremo Tribunal. Pouco tempo depois, seria acusado publicamente de conduta sexual imprópria por pelo menos três mulheres. Kavanaugh sempre negou todas as acusações.

Esta quarta-feira, horas antes da entrega do relatório do FBI, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, reafirmou a intenção de avançar para uma primeira votação da confirmação de Kavanaugh em plenário já na sexta-feira. O Senado, segundo a Constituição norte-americana, é o órgão responsável pela confirmação dos elementos que compõem o Supremo Tribunal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    05 out, 2018 USA 00:15
    Os "escolhidos" da classe privilegiada, os "bluebloods," e os ricos sempre escaparão impunes. Os oligarcas da América empresarial (isto é dizer, os republicanos conservadores) estão a gastar vários bilhões de dólares em fazer uma lavagem ao cérebro dos eleitores e, portanto, definir o que é a "verdade e ilusão." A isto chama-se "populismo dirigido pela extrema direita."

Destaques V+