Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai instalar refugiados em quartéis

04 out, 2018 - 10:37 • Ana Rodrigues

Há várias unidades militares a ser preparadas, apurou a Renascença

A+ / A-

Portugal está a preparar alguns quartéis do Exército para instalar refugiados que irá receber. A informação já foi confirmada à Renascença.

Segundo fonte do Exército, este ramo das Forças Armadas tem disponibilidade para alojar até 600 refugiados.

O Regimento de Infantaria de Chaves é um dos quartéis que pode receber estas pessoas. Já estão mesmo a ser feitos trabalhos de adequação das instalações para receber 100 pessoas.

A situação está a causar mau estar entre os militares daquele quartel, que já pediram uma reunião com o presidente da Câmara de Chaves para tentar travar o alojamento dos refugiados.

Em causa está o receio de receber civis num local onde existem armas e onde seria preciso garantir a segurança do material, numa altura em que como há falta de efetivos.

O Exército confirma à Renascença que tem condições para alojar até 600 refugiados em algumas das unidades militares, garantindo, além do alojamento, alimentação, serviço de lavandaria ou apoio médico-sanitário.

Confirma ainda que o ramo já iniciou um conjunto de melhorias com vista a dotar as instalações existentes, dotando-as de uma maior dignidade para a vida diária dos refugiados ali instalados.

O Exército adianta ainda que irá acolher 49 refugiados num primeiro grupo e 30 refugiados num segundo. Não esclarece, no entanto, donde vão chegar estes refugiados e no âmbito de que programa é que irão ser acolhidos.

[notícia atualizada às 16h54]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    04 out, 2018 Fundao 23:43
    Progride o novo esquema de lavagem de dinheiros de Bruxelas - a mercadoria agora são, "refugiados" A constituição ESQUERDOPATA de inspiração COMUNISTA que não permite a eleição directa e uninominal de representantes nem independência do judiciário ATACA DE NOVO...
  • Carlos Santos
    04 out, 2018 Lisboa 22:45
    E infelizmente quem dorme na rua??? Tambem tem direito??? Ups ja me aquecia...
  • Silvana Baralha
    04 out, 2018 Lisboa 21:38
    Ficam com as armas, ultimamente tão bem guardadas, logo ali à mão de semear....
  • JOAQUIM S.F. SANTOS
    04 out, 2018 TOJAL 19:50
    Óptimo, vamos ter pessoal para guardar os paióis.
  • Carlos Santos
    04 out, 2018 Por aí 18:51
    E as pessoas que dormem na rua no nosso país??? Tambem podem ter tal privilégio???
  • Pedro
    04 out, 2018 Porto 17:51
    O Exército é uma das Instituições que consegue e deve dar resposta a todas as necessidades dos seus cidadãos e outros que por motivos diversos precisam de ajuda. Este é um caso em que pessoas necessitam de ajuda em momentos de dificuldade. Todos sabem que o problema não está no Exército em receber estas pessoas, mas na mentalidade de alguma pessoas que colocam estes refugiados num grupo de pessoas como "desclassificadas/terroristas/ingratas", Diria que no total existe sempre uma percentagem que poderá até enquadrar-se. É aqui que deverão estar atentas as autoridades envolvidas e esforçarem-se para a integração/educação/trabalho das mesmas. Para que haja sucesso, é preciso purgar do grupo, aqueles que nada fazem para se integrarem e oferecer-lhes um bilhete de retorno. O cartão de cidadão, só deverá ser cedido ao fim de 10 anos, Os filhos terão dupla nacionalidade, mas caso os pais cometam algum crime devem ser deportados juntamente com os pais. Muitas outras soluções podem ser implementadas, sempre para pressionar o refugiado á sua integração na sociedade no mais curto espaço de tempo. Recordo que em 1999/2000 o Regimento de Engenharia N1 na Pontinha acolheu refugiados da Guiné-Bissau. No Geral tudo correu bem. Actualmente alguém se recorda disso? O Exército é uma enorme instituição capaz de responder a qualquer necessidade. Não tem feito mais porque as politicas dos vários governos não lhe tem dado o devido valor. Vamos construir um futuro melhor!
  • Ricardo
    04 out, 2018 Braga 17:30
    É incrível como, por exemplo, à população que ficou sem casa nos incêndios, os mesmo tem de ir para casa de familiares ou então tem de se desenrascar. Apesar de terem sido doados milhões de euros para as reconstruções que não andam. E no entanto para quem quer fugir no seu país, arranjam facilmente um tecto e condições. Como sempre após o 25 de Abril, os de fora tem mais direitos e mais importância do que os que contribuem verdadeiramente em prol da nação...
  • VICTOR MARQUES
    04 out, 2018 Matosinhos 16:26
    Começámos a entrar na época baixa do turismo. Grande parte dos hotéis já não está a cem por cento de ocupação. Para bom entendedor...
  • 04 out, 2018 16:05
    E acesso ao paiol do armamento s.f.f. Clap Clap Clap Clap Clap
  • manuel
    04 out, 2018 lisboa 12:49
    palhaçada a roçar o populismo. Em vez de preparar os quartéis para a PSP ou GNR para terem instalações condignas vão fazer hotéis para esta cambada. Quem paga sempre os mesmos. Só espero que as armas não fiquem ao alcance deles.

Destaques V+