Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin acusa ex-espião Skripal de ser um "traidor da pátria"

03 out, 2018 - 15:24 • Tiago Palma

Serguei Skripal, antigo oficial dos serviços de informações militares russos, foi envenenado em março em Inglaterra. "Pura e simplesmente, não é mais do que um canalha”, atirou Vladimir Putin esta quinta-feira em Moscovo.

A+ / A-
Putin chama "escumalha" e "traidor da pátria" ao ex-espião Skripal
Putin chama "escumalha" e "traidor da pátria" ao ex-espião Skripal

O Presidente russo, Vladimir Putin, referiu-se esta quarta-feira ao antigo espião Serguei Skripal, envenenado em março em Inglaterra, como um “traidor” da pátria, endurecendo depois as críticas a Skripal e referindo-se a este como “escumalha”. As declarações de Vladimir Putin surgiram durante a Semana Russa da Energia, em Moscovo.

"Esse Skripal não passa de um traidor. Foi julgado e punido. Passou cinco anos na prisão. Libertámo-lo, partiu [para o Reino Unido] e continuou a colaborar e a aconselhar os serviços secretos [ocidentais]. Pura e simplesmente, não é mais do que um canalha”, atirou Vladimir Putin, criticando em seguida a "campanha mediática que foi montada em torno disto”.

O “isto” a que se refere o Presidente russo é o envenenamento de Serguei Skripal e da filha, Yulia, no dia 4 de março, em Salisbury, com recurso a um poderoso agente neurotóxico: o Novitchok. A investigação no Reino Unido concluiria que os serviços de informações militares russos (GRU) estão por detrás do envenenamento, chegando mesmo a ser emitido um mandado de detenção europeu contra dois russos suspeitos de consumarem o crime a mando do Kremlin, Alexander Petrov e Ruslan Boshirov.

A Rússia sempre desmentiu o seu envolvimento na tentativa de assassinato dos Skripal. E Putin afirmou esta quarta-feira sentir-se “estarrecido” com as proporções internacionais que o caso ganhou.

Serguei Skripal, antigo oficial do GRU, foi condenado em 2006 por "alta traição" após ter sido considerado culpado pela venda de informações aos serviços secretos britânicos. Em 2010 esteve envolvido numa troca de espiões organizada entre Moscovo, Londres e Washington, e instalou-se em Inglaterra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+