Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Do país que crescia 7,5% por ano ao país dividido. O que se passa do outro lado do Atlântico?

03 out, 2018 - 16:00 • Carlos Calaveiras

Em oito anos, muito mudou no Brasil. Do crescimento conseguido por Lula pouco sobra e o país parece dividido entre dois pólos: o delfim do ex-presidente detido e um ex-militar extremista.

A+ / A-

Quando Lula da Silva deixou o palácio do Planalto, no final de 2010, o Brasil estava no “céu”, com a economia a crescer 7,5%, o valor mais alto em 24 anos, e um Presidente com níveis de popularidade de 87%.

No entanto, este “oásis” não durou e, no final de 2015, a poucos meses da queda de Dilma Rousseff, o PIB do país que crescia quase ao nível de China e Índia teve o pior resultado dos últimos 25 anos.

A oposição aproveitou os maus resultados económicos (e o aumento da criminalidade) e avançou para uma acusação de “pedalada fiscal” contra a Presidente. Estava instalado o “inferno” e Dilma Vana Rousseff não aguentou um processo de destituição que, durante meses, “minou” o seu segundo mandato, iniciado em 2014.

A antiga ministra de Lula foi alvo de, pelo menos, 50 pedidos de "impeachment" só durante o ano de 2015. Um deles acabou mesmo por ser aceite por Eduardo Cunha, o então presidente da Câmara dos Deputados.

Dilma foi acusada do “crime de responsabilidade” por, alegadamente, ter “ordenado créditos suplementares sem a autorização do Senado” - lia-se na acusação - e, depois de ter sido suspensa em maio, acabou destituída a 31 de agosto de 2016 pelo Senado com 61 votos a favor e 20 contra.

Foi o segundo Presidente a cair por "impeachment" na história do Brasil, depois de Collor de Mello. Dilma prometeu lutar: “É o segundo golpe de Estado que enfrento na vida [lembrando o tempo da ditadura militar em que esteve presa e foi torturada]”. A Presidente, todavia, não ganhou os recursos e acabou substituída pelo seu vice-presidente.

Temer e Lula de fora

Dilma Rousseff foi substituída por Michel Temer, que nunca "caiu no goto" dos brasileiros e tem tido níveis de popularidade sempre baixos, de tal forma que acabou por decidir não avançar para uma candidatura a estas eleições.

Para além da falta de popularidade, Temer também tem tido a justiça brasileira "à perna" e, por duas vezes, os processos contra o atual Presidente não passaram na Câmara dos Deputados, o que, desde logo, barrou a chegada dos casos a tribunal.

Menos sorte teve Luís Inácio Lula da Silva. O histórico líder do PT, condenado já em duas instâncias, está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito do processo do apartamento triplex do Guarujá. E este é apenas um dos casos em que o ex-Presidente é arguido, se considerarmos a mega-operação que é a “Lava-Jato”.

Lula ainda tentou concorrer a estas eleições, liderava todas as sondagens, apesar de estar preso desde 7 de abril de 2018, mas acabou impedido, precisamente devido à “lei da ficha limpa”, que impede candidatos condenados de concorrer a cargos políticos.

E é assim, com um Presidente de que ninguém gosta e com o favorito do povo impedido de concorrer, que se chega a esta corrida eleitoral em outubro de 2018.

Nenhum dos atuais candidatos tem uma liderança expressiva e é certo que haverá segunda volta a 28 deste mês.

Jair Bolsonaro herdou o primeiro lugar nas sondagens desde o impedimento de Lula, mas tem valores a rondar os 30% das intenções de votos (e uma taxa de rejeição bem superior, quase nos 50%, segundo a Datafolha). Sucedem-se as manifestações, mais contra que a favor, e nem a tentativa de assassinato durante uma ação de campanha, acalmou os ânimos a seu favor.

No segundo lugar aparece o nome indicado pelo PT, Fernando Haddad, e muito graças ao apoio do ex-Presidente Lula, tem subido nas pesquisas e já acima dos 20%.

Ciro Gomes, candidato de esquerda mais moderada, e Geraldo Alckmin, de direita, estão a seguir e com valores a rondar os 10/12%, o que ainda os deixa a sonhar com uma ida ao segundo turno. Mais longe está a ecologista e ex-ministra de Lula, Marina Silva.

No Brasil, o voto é obrigatório e os mais de 147 milhões de eleitores têm 13 candidatos para escolher o novo inquilino do Palácio do Planalto.

Como chegámos até aqui? As eleições no Brasil em dois minutos
Como chegámos até aqui? As eleições no Brasil em dois minutos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+