Tempo
|
A+ / A-

Trump terá ajudado pais a fugir ao fisco, diz investigação do NYT

02 out, 2018 - 20:48 • Tiago Palma

Presidente norte-americano participou com os irmãos num esquema de evasão fiscal que permitiu ao pai, Fred, e à mãe, Mary Anne, "proteger" milhões de dólares em impostos. Trump poderá ter recebido indevidamente 413 milhões de dólares.

A+ / A-

Durante a campanha eleitoral, o atual Presidente norte-americano apresentou-se repetidas vezes como um bilionário que alcançou a sua fortuna sozinho, a pulso, beneficiando apenas de um empréstimo “muito pequeno” do seu pai, o magnata do imobiliário Fred Trump.

Agora, uma detalhada e extensa reportagem publicada esta terça-feira à noite pelo "The New York Times" (NYT) vem desmentir Donald Trump, acusando o Presidente americano de, durante a década de 1990, ter participado num esquema de evasão fiscal (o Times fala inclusivamente em “fraude”) que permitiu ao pai, Fred, e à mãe, Mary Anne, "proteger" milhões de dólares em impostos ao longo do tempo. Donald Trump, segundo o diário norte-americano, terá sido auxiliado neste esquema pelos seus dois irmãos, Robert e Frederick.

O Presidente americano terá recebido indevidamente 413 milhões de dólares vindos do negócio da família. Como? Segundo a investigação do "Times", os irmãos Trump criaram uma empresa-fantasma que receberia "doações" de milhões de dólares desviados do fisco americano. Mais: Donald Trump também ajudou os pais a formular uma estratégia para desvalorizar propriedades imobiliárias e, assim, reduzir profundamente o pagamento de impostos referentes a tais propriedades.

Ainda de acordo com esta investigação, Fred e Mary Anne Trump transferiram mais de mil milhões de euros em riqueza para os filhos. De acordo com a lei americana, que determina uma taxa de 55% sobre doações e heranças, estas transferências teriam gerado cerca de 550 milhões de dólares em impostos — impostos esses que nunca foram pagos.

Se é certo que a investigação do "The New York Times" não consultou declarações de impostos pessoais do atual Presidente dos Estados Unidos, ao longo de meses teve acesso mais de 200 declarações fiscais confidenciais de Fred Trump, cem mil páginas em documentação interna descrevendo o funcionamento do império de negócios deste, dezenas de milhares de páginas de registos confidenciais — extratos bancários, auditorias financeiras, contabilidade —, cruzando todas estas informações com entrevistas a antigos funcionários e consultores de Fred.

A reação de Donald Trump à investigação publicada no "The New York Times" surgiu por parte do advogado do Presidente dos Estados Unidos, Charles Harder, que a classificou como “imprecisa” e “altamente difamatória”, garantindo que Trump " não teve praticamente nenhum envolvimento nisso". E acrescentou Harder: “os assuntos foram tratados por outros membros da família Trump que, não sendo especialistas [em finanças], dependiam inteiramente dos profissionais para garantir o cumprimento integral da lei".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    03 out, 2018 Seixal 15:49
    Já diz o povo não há fumo sem fogo, Quem se sente incomodado por noticias de fuga ao fisco, seja onde for e em que circunstâncias ... e mais não digo.
  • manuel
    03 out, 2018 lisboa 12:40
    Andam sempre a inventar coisas sobre o homem. afinal quem é que não foge à pagar impostos. preocupem se com o Maduro e com a merda da europa que cada vez mais esta carregada de medrosos transportados de borla e nos a pagar.
  • De mal a pior!
    03 out, 2018 Setubal 11:51
    Mau jornalismo! O que temos nós a ver com isto? Eu se fosse jornalista sentia-me mal! Qualidade, sabem o que é qualidade? Sabem o que é uma notícia? Parece que não! Uma vez que têm mais jeito para outras coisas do que para serem jornalistas, aconselho mudarem de profissão. Em alternativa podem mudar para os EUA, lá estes assuntos têm interesse, cá só geram ruído!

Destaques V+