Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: "Em Portugal deve manter-se a hora de inverno e de verão"

01 out, 2018 - 21:56

Primeiro-ministro defende "que o bom critério e único é o critério da ciência".

A+ / A-

Em Portugal deve manter-se a hora de inverno e de verão, defende o primeiro-ministro.

"Eu acho que o bom critério e único é o critério da ciência e o que foi expresso até ao momento pela entidade competente, que é o Observatório Astronómico de Lisboa, é o entendimento que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com uma hora de verão e uma hora de inverno", disse António Costa, em entrevista à TVI.

"Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária", sublinha o primeiro-ministro.

A Comissão Europeia propôs o fim da mudança da hora depois do maior inquérito realizado na União Europeia.

Uma maioria "muito clara" de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora na consulta pública realizada este verão.

Para o fim da mudança da hora avançar ainda terá que receber a luz verde do Parlamento Europeu e do Conselho.

A confirmar-se, a última mudança da hora poderá acontecer em março do próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    04 out, 2018 Palmela 21:53
    Costuma-se dizer, que "de noite todos os gatos são pardos", portanto quem anda no gamanço, pode-se preparar porque vai anoitecer mais cedo... assim quem trabalhar até mais tarde... é uma chatice!!!
  • Martins
    03 out, 2018 LX 12:39
    O Observatório Astronómico de Lisboa pode ter as suas razões e nem sequer as ponho em causa... Acontece que as pessoas expressaram a sua vontade e essa vontade deve ser respeitada pelo sr. Costa como bom democrata que se arroga ser. Aliás, será que o sr. Costa não tem coisas mais úteis para fazer do que andar a preocupar-se com estes temas?
  • fanã
    02 out, 2018 aveiro 17:51
    O Sr . Costa , o que vem de fazer, foi rejeitar o desejo maioritário de 84% dos Cidadãos Portugueses claramente identificados !...........Portanto está visto que "o voto democrático" para este Senhor vale zero , e pretende que sejamos Cidadãos Europeus ?????........... A.Costa vem de renegar um resultado Democrático , metendo a Democracia debaixo do tapete !
  • ze
    02 out, 2018 vila 12:00
    Os outros países são burros!.......
  • Joaquim Pinto Basto
    02 out, 2018 V.N. de Gaia 10:41
    Eu acho que havia de haver um entendimento na UE ao nível de todos os Países, que se atrasasse agora só meia hora, e ficassem sempre igual de Verão e de Inverno, pois que a mudança de 2 vezes por ano, além de alterar repentinamente os hábitos das pessoas, é cansativo e de um trabalho imenso para quem tem mais do que 3 relógios...

Destaques V+