Tempo
|
A+ / A-

Conservatórias em greve. Passaportes e cartões do cidadão entre os serviços afetados

01 out, 2018 - 14:41

A paralisação vai durar três meses e visa protestar contra “assimetrias salariais entre conservatórias”.

A+ / A-

Os trabalhadores dos registos e notariado entraram esta segunda-feira em greve e por um período de três meses. A paralisação vai afetar, sobretudo, quem precisar de tratar do cartão de cidadão, do passaporte, de assuntos relativos ao registo predial e a nacionalidades.

A presidente do Sindicato Nacional dos Registos reconhece as dificuldades que a paralisação traz à população, mas defende que é preciso chamar a atenção para a falta de vontade política do Governo.

“Esta paralisação, que se verifica numa altura em que ainda não houve uma completa recuperação daquilo que foi a greve de agosto, é mais uma vez para chamar a atenção do problema da falta de vontade política da parte do Governo em esbater as abismais assimetrias salariais que se verificam atualmente entre conservatórias do interior e do litoral, entre conservatórias do registo predial e do registo civil”, afirma Beatriz Fernandes à Renascença.

“Hoje temos funcionários que, a trabalhar no mesmo serviço e no mesmo balcão, têm vencimentos muitas vezes diferentes para metade”, indica.

Beatriz Fernandes considera que “essa a diferença salarial não se justifica” e diz que decorre “de uma portaria que o nosso primeiro-ministro António Costa publicou e que deveria vigorar transitoriamente, mas que já dura há mais de 17 anos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+