Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit custa mais de 500 milhões de euros por semana

30 set, 2018 - 14:25

As contas foram divulgadas este domingo pelo Centro para a Reforma Europeia.

A+ / A-

O 'Brexit' custa já 500 milhões de libras (cerca de 560 milhões de euros) por semana ao Reino Unido, segundo um estudo divulgado pelo Centro para a Reforma Europeia (CER), com sede em Londres.

De acordo com dados revelados pelo "think tank", a economia britânica é menor em 2,5% do que se o Reino Unido tivesse votado para permanecer na União Europeia (UE) no referendo de 23 de junho de 2016.

As finanças públicas, segundo o estudo, foram reduzidas em 26.000 milhões de libras (29.150 milhões de euros) por ano, o equivalente a mais de metade do orçamento da Defesa do país.

Um valor contrasta com o "dividendo" de 350 milhões de libras (392 milhões de euros) que a campanha para a saída da União Europeia prometia antes do referendo, lembra o jornal "The Guardian".

Além disso, o CER aponta para uma descida do défice para 0,1% do PIB se o Reino Unido não tivesse votado a favor da saída da UE.

O modelo usado pelo "think tank" sobre os custos do 'Brexit' examinou o seu impacto até o final de junho.

Os investigadores do centro criaram um modelo sobre como a economia teria evoluído se tivesse ganho a permanência do Reino Unido na UE no referendo. Uma estimativa anterior sugeria que a economia britânica teria sido 2,1% menor no final do primeiro trimestre de 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+