Tempo
|
A+ / A-

Recuperação das armas de Tancos foi encenada

29 set, 2018 - 09:31

A imprensa deste sábado de manhã inclui dados sobre os interrogatórios e diz que o próprio diretor da PJM já confessou a encenação, invocando o interesse nacional.

A+ / A-

A edição deste sábado do jornal “Expresso” revela que os dados das antenas telefónicas e das portagens à volta do local onde foi reencontrado o lote de armas roubado foram determinantes e desmentem a versão oficial que a Polícia Judiciária Militar (PJM) divulgou sobre a recuperação das armas furtadas da base militar de Tancos.

Segundo a PJM, a localização das armas tinha sido revelada através de uma chamada anónima. Mas as autoridades acreditam agora que essa chamada anónima terá sido feita por um elemento da própria PJM, a partir de uma cabine telefónica do Montijo.

A mesma versão é contada pelo jornal “Sol” que diz que foi um sargento da PJM a simular essa chamada anónima e acrescenta que quem recebeu essa chamada no piquete sabia que tudo era encenado. Segundo o mesmo jornal, quem recebeu essa chamada foi o major Vasco Brazão, ex-porta voz da PJM, que se encontra na República Centro-Africana, e só chega a Portugal na terça feira para ser ouvido.

Voltando ao “Expresso”, foram elementos da GNR de Loulé que se deslocaram num carro da PJM ao terreno no concelho de Tomar onde tinham sido escondidas originalmente as armas furtadas, e as fizeram deslocar para o local onde depois foram encontradas, na Chamusca. O esconderijo inicial seria propriedade da família de João Paulino, o ex-fuzileiro natural de Albufeira, que ficou agora em prisão preventiva juntamente com o diretor da PJM.

Segundo o jornal “Público”, o próprio diretor, coronel Luís Vieira, já terá confessado a encenação, invocando o interesse nacional. Segundo este, houve um acordo de cavalheiros com o assaltante por forma a devolver as armas sem este sofrer as consequências.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Cruz Pinto
    29 set, 2018 Ílhavo 11:05
    São verdadeiramente extraordinárias a facilidade e a leviandade com que se invoca o "interesse nacional" - militares, políticos, empresários e ... na realidade, qualquer bicho careta ... se acham os melhores intérpretes do dito cujo "interesse". Para identicarem o "interesse nacional", devem todos eles perguntar ao próprio umbigo. Ora o verdadeiro interesse nacional não será apanhar e prender os ladrões do material, e punir severamente todos os que não evitaram ou que até faciltaram o roubo, e os que o tentaram depois encobrir ?Queixam-se os militares de que a instituição tem sido "desprezada" e prejudicada com subtracção de financiamento. Caramba ! É certo que os recursos não abundam (tal como os salários e as pensões dos portugueses), mas pelos vistos chegam para dar nas vistas em diversas e dispendiosas operações nos mais distantes cenários - só não chegam para montar guarda a uns paióis ! São estes os "melhores militares do mundo", ... "em terra, no mar e no ar" ? E por que não também a guardar paíóis ?

Destaques V+