Tempo
|
A+ / A-

Interrogatório de Tancos. Diretor da PJ Militar respondeu "de forma clara e castrense”

28 set, 2018 - 07:03

Interrogatório terminou já de madrugada com o depoimento do diretor-geral da Polícia Judiciária Militar.

A+ / A-

O interrogatório dos detidos no âmbito do caso da recuperação das armas roubadas em Tancos terminou já de madrugada, por volta das 3h00, com o depoimento do diretor-geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira.

À saída do tribunal, o advogado de defesa, João Magalhães, disse que o seu cliente “esclareceu tudo o que o tribunal queria ver esclarecido, respondeu com verdade aos factos pelos quais via necessidade de esclarecer o tribunal”.

“Tais factos, como é timbre de pessoas com elevada galhardia militar, deram a explicação que o tribunal lhe pediu, de forma clara e castrense”, adiantou.

O advogado disse esperar que o tribunal compreenda o peso que tem a hierarquia militar, dentro daquilo que é o exército, e que compreenda que há um poder político que deveria refletir sobre as palavras de um ministro que, a seu ver, “devia estar aqui”. “O exército é uma instituição de respeito", sublinhou.

“Estamos a lidar com material extremamente perigoso, com organizações bastante poderosas e creio que o Governo deve refletir sobre a situação que se criou", acrescentou.

João Magalhães salientou que o episódio revelou "debilidades que o exército enferma e que foram objetivamente alvo de uma tentativa de compensação pelo esforço que a PJ militar fez para recuperar esse armamento, que foi subtraído de dentro de um quartel”.

Na opinião do advogado, “estava em jogo a honra do exército perante uma situação que foi embaraçante para o próprio exército”.

Relativamente às medidas de coação que espera para o seu arguido, João Magalhães disse prever “que o MP [Ministério Público] venha a pedir medidas que não sejam apenas e só o termo de identidade e residência [TIR], ou outras do género”.

“Parece-me que a posição do MP [Ministério Público] é uma posição extremamente dura face àqueles arguidos, mas também acho que o MP, enquanto instituição hierárquica, mas independente, deveria refletir sobre o facto que o exército é [uma] estrutura hierárquica, mas não é independente”, disse.

O advogado considerou que “numa perspetiva mais lata, o principal arguido devia ser o poder político".

"O Estado ou o Governo devia refletir sobre uma situação que permitiu que, por falta de apoio ao exército, fosse criada, e o exército (...) reagisse a todo o custo para lavar a face, com uma expressão que eu diria, ‘não faltava mais nada que as armas aparecessem sob a bandeira da PJ [Polícia Judiciária] civil’”, defendeu.

A promoção das medidas de coação por parte do MP a aplicar aos arguidos está prevista para esta sexta-feira às 13h30, a que se seguem as alegações dos advogados sobre as mesmas.

Para além do diretor-geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, os mandados de detenção visaram outros três responsáveis da Polícia Judiciária Militar, um civil e três elementos da GNR.

A "Operação Húbris" investiga o aparecimento na Chamusca em outubro de 2017 de material furtado em Tancos e, segundo o Ministério Público, em causa estão “factos suscetíveis de integrarem crimes de associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder, recetação, detenção de arma proibida e tráfico de armas”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+