Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: "Não só mantenho o ministro da Defesa como a ministra da Justiça"

26 set, 2018 - 16:29

Caso de Tancos chegou ao Parlamento. O primeiro-ministro defende que "não é da responsabilidade de nenhum ministro estar à porta de um paiol para evitar que seja assaltado”.

A+ / A-

O primeiro-ministro garante que não vai demitir o ministro da Defesa ou a ministra da Justiça, quando confrontado com o caso do furto de armas em Tancos pela líder do CDS, Assunção Cristas, durante o debate quinzenal no Parlamento.

"Como é público e notório, não só mantenho o ministro da Defesa como a ministra da Justiça. Mantenho todos os ministros do meu Governo", declarou António Costa.

Na resposta Assunção Cristas manifestou alguma estranheza, porque só tinha falado do ministro da Defesa, Azerero Lopes, e não mencionou a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

O chefe do Governo prosseguiu salientando que "não é da responsabilidade de nenhum ministro estar à porta de um paiol para evitar que seja assaltado”, mas sim tomar medidas quando é alertado para a falta de condições de segurança e apurar o que falhou, o que aconteceu, argumenta.

"Quando o apuramento de tudo estiver concluído, talvez a sra. deputada tenha uma enorme desilusão sobre as responsabilidades políticas neste caso", salientou.

O CDS defende uma comissão parlamentar de inquérito ao caso de Tancos. António Costa considera que "é preciso aguardar com tranquilidade que a investigação policial decorra e apure o que houver para apurar".

O primeiro-ministro admite que "alterações institucionais" na área da justiça militar "são sempre possíveis" mas nunca "no calor dos acontecimentos", após questionado pelo BE sobre a razão de ser de uma Polícia Judiciária Militar.

"Há uma coisa que garanto, não se tomam decisões institucionais perante problemas pontuais. As alterações institucionais são sempre possíveis, mas no quadro devido, no tempo devido e não no calor dos acontecimentos", afirmou António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Esteves
    26 set, 2018 Faro 17:40
    Por esta lógica do PM, nada, nem nunca, será da responsabilidade de um Ministro. Diria mesmo, que é um bom emprego pois não tem responsabilidades "negativas"...
  • Americo
    26 set, 2018 Leiria 16:56
    "...Não é da responsabilidade de um ministro estar à porta de um paiol à espera que ele seja assaltado", concluiu António Costa..." Novo conceito de responsabilidade politica ?

Destaques V+