Tempo
|
A+ / A-

Migrantes resgatados em julho pelo Aquarius chegaram a Portugal

25 set, 2018 - 19:02

Grupo de 19 pessoas, provenientes da Eritreia, Nigéria, Iémen e Sudão, vai começar uma nova vida no concelho do Fundão.

A+ / A-

Um grupo de 19 migrantes resgatados em julho pelo navio humanitário Aquarius chegaram a Portugal, anunciou esta terça-feira o Governo.

"Os 19 cidadãos vão ser acolhidos no município do Fundão. São 17 homens e 2 mulheres, provenientes de Eritreia (14), Nigéria (3), Iémen (1) e Sudão (1)", refere um comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa.

O grupo beneficiará de um plano de integração e de empregabilidade seguindo um modelo já desenvolvido no trabalho com imigrantes e "terá, logo à chegada, um tradutor que acompanhará todo o processo por forma a facilitar a comunicação e a integração".

O plano de integração, explica o Governo, implica ainda aulas de Português, em articulação com a delegação do Instituto do Emprego e Formação Profissional do Fundão, a realização de ações formativas sobre direitos e deveres, bem como a disponibilização de informações sobre o país, nomeadamente as relacionadas com a localização geográfica, a rede de transportes local, a localização de escolas, hospitais e outras infraestruturas, o trabalho, o respeito pela religião de cada pessoa.

"Para potenciar o sucesso da iniciativa, o plano aposta na estrita colaboração com o município local, que preparou um conjunto de workshops tendo em vista a rápida integração no mercado de trabalho destes migrantes."

A chegada deste grupo de 19 pessoas “resulta do compromisso de solidariedade e de cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações”, sublinha o executivo.

“Portugal cumpre assim o seu dever de solidariedade humanitária e de contribuir para as soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que têm ocorrido no Mediterrâneo”, frisa o Governo.

A notícia da chegada deste grupo é conhecida no dia em que Portugal se comprometeu em receber mais dez migrantes que foram resgatados nos últimos dias pelo Aquarius.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+