Tempo
|
A+ / A-

O que sabemos sobre o furto de armas em Tancos

25 set, 2018 - 16:00 • Filipe d'Avillez

Armas desapareceram da base de Tancos no final de junho de 2017 e apareceram na Chamusca meses depois.

A+ / A-

Um dos casos judiciais (e político) mais surpreendentes em Portugal, nos últimos anos, acaba de ter novos desenvolvimentos que não deixam de o tornar, pelo menos numa primeira análise, mais caricato. Depois de o ministro da Defesa ter sugerido que pode nem ter havido furto, agora, a PGR parece acreditar que também não houve recuperação.

Os factos conhecidos esta terça-feira têm a ver não com o desaparecimento das armas de Tancos, mas sim com o seu “aparecimento” na Chamusca - um aparecimento parcial e com direito a "brinde".

Onde andam as armas furtadas de Tancos? Essa é a questão a que ninguém parece saber responder. Mas há coisas que sabemos.

Furto

O furto de material militar da base militar de Tancos ocorreu antes do dia 28 de junho de 2017, tendo sido detetado nesse dia por uma patrulha de rotina que detetou as portas de dois paiolins arrombadas e o perímetro de segurança violado.

O que foi furtado?

Uma primeira lista indicava que tinham sido levadas granadas de mão ofensivas e munições de calibre 9 mm, acrescentando que a lista não estava fechada. Dias depois a gravidade do assalto tornava-se mais evidente, com a divulgação de uma lista completa que incluía explosivos e granadas foguete antitanque carro 66 mm, explosivos plásticos e outros.

Surgiram então várias contradições, com alguns responsáveis a dizer que o material furtado estava obsoleto e outros a indicar que o roubo era razão para alarme, representando perigo para a segurança nacional.

O ministro das Forças Armadas deu até uma entrevista em que sugeriu que “no limite” poderia nem ter havido roubo.

Material recuperado

Mais de três meses depois, no dia 18 de outubro, a Polícia Judiciária Militar anunciou a recuperação do material furtado. Curiosamente, para além de quase todo o material recuperado, exceto as munições de 9 mm, o chefe do Estado-maior do Exército, Rovisco Duarte, disse que tinha aparecido uma caixa de petardos a mais, que não constava da lista do que tinha sido subtraído aos paióis de Tancos.

O material foi encontrado numa herdade na Chamusca, depois de uma chamada anónima.

Mas será que foi?

Quase um ano depois de o material ter reaparecido, eis que se dá um golpe palaciano. A procuradoria-geral da República anuncia que existem mandados de detenção para oito pessoas, incluindo o diretor da Polícia Judiciária Militar, outros três agentes da PJM, três elementos do núcleo de investigação criminal do Destacamento de Loulé da GNR e um outro suspeito.

Os alvos dos mandados de detenção são suspeitos de terem praticados factos “suscetíveis de integrarem crimes de associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder, recetação, detenção de arma proibida e tráfico de armas”.

Curiosamente o comunicado da PGR diz que esta investigação tem a ver não com o desaparecimento das armas de Tancos, mas sim com o seu “aparecimento” na Chamusca. Isto é, parece haver suspeitas sobre a forma como o material militar foi recuperado ou até se foi recuperado, pela Polícia Judiciária Militar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Soldadinhos chumbo
    26 set, 2018 Lisboa 08:03
    O caso do desaparecimento ainda é mais complicado do que o caso do aparecimento. Vamos ver se o regime se aguenta. Quando a caserna está politizada dá nisto.
  • Fernando
    26 set, 2018 Cacém 02:02
    Caso Tancos. Votos de perseverança aos investigadores. E aos concidadãos, apelo para serenidade e exercício de análise pois aproximam-se eleições e nessa altura podermos fazer uma retrospectiva deixar-mo-nos da mão no peito e sermos competentes a votar. São folhetins a mais.
  • Filipe
    25 set, 2018 évora 17:56
    ... foi o Padre que as levou para o ataque das bruxas na paróquia . Isto é só o fio da meada , se na Força Aérea traficavam sopas de caldo verde , imagine-se nos outros ramos . Não conseguem levar os Submarinos porque não os conseguem esconder , os Russos achavam-nos imediatamente . Se fosse Presidente da República , ordenava uma perícia com elementos da NATO a fim de conferirem todo o material de guerra operacional , quer obsoleto ou em Museu .
  • VICTOR MARQUES
    25 set, 2018 Matosinhos 16:43
    Depois disto tudo, se calhar, quem "Paga as favas" é o cabo armeiro!!!...

Destaques V+