Tempo
|
A+ / A-

“Lei uber” não é para ser alterada, diz ministro

25 set, 2018 - 10:03

João Pedro Matos Fernandes esteve na Manhã da Renascença para apresentar a campanha “Água com um Pingo de Consciência” e comentou também o protesto dos taxistas.

A+ / A-

Não vai ser alterada a chamada “lei uber”. A garantia é dada na Renascença pelo ministro do Ambiente, segundo o qual nenhuma classe profissional tem o poder de revogar uma lei da Assembleia da República.

“A lei é uma lei da Assembleia da República que foi aprovada e mal fora que uma classe socioprofissional, por maior respeito que me mereça e merece, tivesse o poder de impedir que entrasse em vigor”, afirmou.

João Pedro Matos Fernandes defendeu ainda que “não faz qualquer sentido” limitar o número de carros ao serviço das plataformas – um dos pontos que os taxistas querem ver alterado na nova lei.

“Vale a pena perceber porque é que os táxis têm um contingente. Os táxis são uma atividade de serviço público e como atividade de serviço público têm benefícios fiscais, podem utilizar as faixas ‘bus’, podem ocupar o espaço público sem pagar nada por isso com as suas praças”, começa por explicar.

“Uma atividade deste tipo não pode ter um número infinito, porque há um conjunto de benefícios fiscais que lhe são atribuídos e é preciso saber a quantos é que são atribuídos”, concretiza.

Questionado sobre se a existência de um número infinito de carros ao serviço das plataformas não poderá afetar a viabilidade económica dos táxis, o ministro respondeu: “Não estou a ver em quê”.

E sustentou: “Não se contingentam atividade banais, como é o caso do TVDE – da Uber, da Cabify e de todas as outras”.

João Pedro Matos Fernandes esteve na Manhã da Renascença para apresentar a campanha “Água com um Pingo de Consciência”, que pretende levar os portugueses a consumirem água de forma racional.

“É uma campanha muito alargada, dirigida a um público muito vasto e feita num momento em que não há nenhuma escassez de água em Portugal, felizmente”, começa por dizer o ministro do Ambiente.

A campanha resulta de um “estudo de opinião muito vasto”, donde ressalta que “mais de 60% dos portugueses sentem e sabem que é preciso poupar água – ainda que poucos o façam” – e “88% sentem que não podem gastar a água que desejam, ainda que tenham poder económico para a poder pagar, ou seja, a água é um bem público”.

Daí que o slogan da campanha seja ‘um pingo de consciência’ – “esta é uma campanha muito voltada para a consciência ambiental dos portugueses, para a perceção de como a água é um recurso escasso, que não há forma de poder fabricar água, de poder inventar água para podermos ter mais no futuro”, destaca João Matos Fernandes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Du
    25 set, 2018 Palmela 14:59
    Então em vez de ceder aos interesses financeiros mantemos os táxis sem concorrência e cedemos ao interesse do sr Florêncio que tem enchido os bolsos...
  • Nelo
    25 set, 2018 Xelas 13:06
    A propósito de quê?! A propósito de uma coisa que se chama ilegalidade! Se agora fosse aprovada uma lei que permitisse transportar pessoas dentro de jaulas será que deveríamos aceitar essa lei?? A lei de Uber é uma derrota para a Justiça. É uma cedência aos interesses financeiros.
  • Nelo
    25 set, 2018 Xelas 13:06
    A propósito de quê?! A propósito de uma coisa que se chama ilegalidade! Se agora fosse aprovada uma lei que permitisse transportar pessoas dentro de jaulas será que deveríamos aceitar essa lei?? A lei de Uber é uma derrota para a Justiça. É uma cedência aos interesses financeiros.
  • 25 set, 2018 11:54
    Os taxistas sao parvos! Entao se a lei ja estava aprovada agora resolveram fazer esta algazarra a proposito de que?

Destaques V+