Tempo
|
A+ / A-

Estudantes da Universidade do Porto acampam contra a falta de alojamento

25 set, 2018 - 00:49

A ação simbólica de protesto quer alertar a para a situação critica da falta de alojamento.

A+ / A-

Os estudantes da Universidade do Porto montaram um acampamento em frente à reitoria e vão passar a noite desta segunda para terça-feira na rua.

A ação simbólica quer alertar a para a situação critica da falta de alojamento.

De acordo com João Pedro Videira, da Federação Académica do Porto, o problema está a levar alunos a dormir em carros.

“Tenho conhecimento de relatos de estudantes que, para não perderam aulas, estão a dormir nos seus carros. Isto é uma situação limite sem uma resposta positiva à vista”, afirma em declarações à Renascença.

“No Porto, temos cerca de 23 mil estudantes deslocados e temos cerca de 1.300 camas de oferta pública. Estamos a falar de um rácio de uma cama para 23 estudantes. Isto são números absolutamente incomportáveis”, aponta João Pedro Videira.

A iniciativa acontece esta noite na praça Gomes Teixeira, onde são esperados entre 100 a 150 estudantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    25 set, 2018 évora 01:05
    É simples e rápido , já que o Ministério da Educação não consegue ter quartos para todos os estudantes deslocados , mas no entanto abre vagas e prefere que eles venham de fora , aproveitem na época baixa que entra agora os quartos de hotéis e pensões para reservarem alojamento para a educação paga pelo Estado na parte que excede os valores normais . Foi o Estado que criou este défice de alojamento que agora o corrija .

Destaques V+