Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem sobrevive 49 dias à deriva no oceano Pacífico

24 set, 2018 - 12:59

Aldi Novel Adilang, 19 anos, andou à deriva milhares de quilómetros. Sobreviveu à base da pesca e lendo a Bíblia, até ser resgatado do alto mar perto da ilha de Guam.

A+ / A-

Um adolescente indonésio voltou finalmente a casa, depois de ter estado no alto mar durante 49 dias, sem mantimentos.

Aldi Novel Adilang, de 19 anos, trabalhava num pequeno barco de pesca, até que uma tempestade em meados de julho rompeu a corda a que estava amarrado. Só foi visto no final de agosto.

Adilang trabalhava num "rompong", uma espécie de embarcação, uma armadilha pequena para peixes sem motor ou remos e presa ao fundo do mar por uma corda. O jovem tinha um dos ofícios mais solitários do mundo: durante seis meses, mudava lâmpadas em torno da embarcação para atrair os peixes e o único contacto humano que tinha durante esse período de tempo era com alguém que o patrão mandasse para lhe dar comida, água e gás para cozinhar. E um "walkie-talkie". Vivia, assim, em alto mar, a 125 quilómetros das margens da capital da Indonésia, Jacarta.

No dia 14 de julho, uma forte tempestade rompeu a corda que prendia o "rompong" e Adilang viu-se com poucos mantimentos para sobreviver às condições adversas do alto mar. Dez barcos passaram pelo adolescente, mas ninguém o viu a pedir ajuda.

Os dias que se seguiram foram de luta extrema pela sobrevivência. Aldi Novel Adilang foi pescando pequenos peixes e cozinhando-os, queimando as tábuas da embarcação. Para se manter hidratado, molhava as roupas com a água do mar e torcia a roupa para poder beber. E, segundo relatou, lia a Bíblia.

A 31 de agosto, Aldi viu um barco passar e sintonizou o seu "walkie-talkie" para uma frequência que, uma vez, lhe tinham dito para usar caso ficasse perdido. O Arpeggio, um barco do Panamá, inicialmente não viu o jovem indonésio, mas apanhou a frequência e voltou para trás para o resgatar. O salvamento foi feito perto da iha de Guam, um território nas ilhas do Pacífico que pertence aos Estados Unidos.

Aldi Novel Adilang regressou no dia 8 de setembro, depois de ter viajado de Guam para o Japão a bordo do Arpeggio, onde lhe deram de comer e o cozinheiro da embarcação lhe cortou o cabelo. O consul da Indonésia no Japão, que supervisionou a viagem de Aldi assim que as autoridades de Guam souberam do sucedido, disse que Aldi estava "de boa saúde" e classificou a história como "dramática".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 set, 2018 17:37
    Renascença sempre em cima do acontecimento

Destaques V+