Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Bino. "João Félix tem tudo para se afirmar se não adormecer à sombra da bananeira"

24 set, 2018 - 12:50 • José Pedro Pinto

Treinador que orientou o delfim encarnado nas camadas de formação do FC Porto recorda trajeto evolutivo do avançado de 18 anos que anda nas bocas do universo benfiquista.

A+ / A-

Aos 14 anos, "o talento estava lá". E é por isso mesmo que Bino não se mostra nada surpreendido com a "explosão" controlada que tem sido a entrada de João Félix no plantel principal do Benfica.

O jovem médio-ofensivo de 18 anos estreou-se no domingo a titular com a camisola encarnada, abrindo caminho para a vitória caseira sobre o Desportivo das Aves (2-0), já depois de ter sido decisivo para o empate no dérbi com o Sporting, em finais de agosto.

"Apanhei o João Félix ainda numa fase muito precoce, com 14 anos", relata a Bola Branca Bino, que treinou o "delfim" natural de Viseu nos iniciados do FC Porto, Félix realizou grande parte da sua formação.

"O talento estava lá, com uma grande capacidade técnica que tinha e percebia-se que era um jogador distinto dos restantes que tínhamos. Por ser tão novo e pelo entendimento do jogo e do que fazer com bola nos vários momentos, tinha sempre uma solução. Ao longo dos tempos, foi crescendo e dando a entender que essa mentalidade estava presente", recorda, fazendo um paralelo sobre a evolução de um João Félix dos 14 para os 18 anos.

"Ganhou maturidade", assinala. "Percebeu que o futebol não tem somente o momento ofensivo e que tem também o momento defensivo. E acredito que ele ainda vai crescer muito nesse sentido. Na altura, era algo franzino e esse crescimento foi evidente. Tendo a confiança de toda a gente, consegue estar agora num patamar que se esperava, face ao talento mas poderíamos ter tido algumas reticências no momento em que mudou de clube, longe da família. Mas ele deu uma grande resposta", salienta.

O "menino" que "tem tudo para se afimar" e recuperar de lesão

Posto isto, será este um crescimento sustentado para um futuro de luxo de João Félix? Bino não tem dúvidas, sempre e quando não se deixar "endeusar" com os rasgados elogios que lhe têm sido tecidos.

"Tem tudo para se afirmar como um grande jogador, não só no Benfica, como também atingir outros patamares e atingir a Seleção Nacional 'AA'. É tudo fruto do trabalho dele e de quem aposto nas suas qualidades. O mérito principal será sempre dele e Rui Vitória frisou que agora é importante não adormecer à sombra da bananeira. O jogo correu bem, está a ser elogiado mas, agora, tem de continuar a trabalhar no máximo", alerta.

Ainda assim, a noite de domingo não foi perfeita. João Félix marcou e saiu lesionado, estando a contas com um entorse que o pode riscar das opções de Rui Vitória nos próximos compromissos do Benfica.

"É um miúdo que está a aparecer agora e, quando qualquer jogador se lesiona e está num bom momento, há a sensação de que se pode perder algo. Há logo esse pensamento. Nunca é interessante. Acredito e espero que não seja nada de grave. Não podendo ir a jogo, vai continuar o seu trabalho", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+