Tempo
|
A+ / A-

Isabel Pires de Lima questiona: “As práticas censórias estão corporizadas em quê?"

24 set, 2018 - 00:40

A administradora de Serralves reafirma que o diretor João Ribas “escolheu o que quis” para a exposição Mapplethorpe.

A+ / A-

A Fundação de Serralves considera surpreendente a contestação à presidente da instituição, Ana Pinho, e não vê motivos para a demissão da administração, como manifestantes exigiram este domingo.

Isabel Pires de Lima, antiga ministra da Cultura e administradora de Serralves, reforçou que a escolha das peças da polémica exposição Mapplethorpe foi "inteiramente do diretor", que sabia desde o início que haveria, se necessário, zonas interditas a crianças, como de resto aconteceu em muitos museus do mundo.

Isabel Pires de Lima rejeita, em declarações à Renascença, a acusação de práticas censórias na Fundação de Serralves.

“As práticas censórias estão corporizadas em quê? Gostava que João Ribas explicasse que práticas censórias são essas quanto ele sabe perfeitissimamente que desde a primeira hora estava obrigado a uma condicionante determinada pela política do conselho de administração. Tinhamos forçosamente que criar uma zona de acesso condicionado e isso é normalíssimo em montes de museus e na maioria das exposições de Mapplethorpe é assim que tem acontecido”, disse.

Isabel Pires de Lima defende também que o caso não tem expressão para ser debatido no Parlamento como exige o Bloco de Esquerda.

A administradora já tinha dito que a escolha das peças da exposição foi "inteiramente da autoria do João Ribas", que “escolheu o que quis”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Moita
    24 set, 2018 lisboa 18:17
    Bem nas TVS determinados conteúdos só podem ser exibidos a partir de determinado horário e com bola vermelha.Nas exposições de arte vale tudo???Será o qerer implementar nova cultura ideológica?Ainda há pouco tempo houve reunião internacional num Museu com ocidentais e muçulmanos e as estátuas foram cobertas .Alguém foi demitido ???Parece haver intenções escondidas.
  • FERNANDO MACHADO
    24 set, 2018 PORTO 17:19
    NÃO É PRECISO IR AO MUSEU DE SERRALVES PARA VER "BANDALHEIRA" O JORNAL DE NOTÍCIAS PUBLICA TODOS OS DIAS DUAS A QUATRO PÁGINAS COM FOTOS E DISCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE PRAZER QUE ELAS E ELES OFERECEM E RESPECTIVOS PREÇOS. SEGUNDO CONSTA, A RECEITA DIÁRIA DESSA PUBLICIDADE, RONDA EM MOEDA PORTUGUESA "ESCUDOS" DOIS MIL CONTOS...ASSIM SE MANTÊM EM CIRCULAÇÃO UM DIÁRIO RESPEITADO. OS INTELECTUAIS DE MERDA QUE POR AÍ ANDAM À CATA DE TACHO, NÃO FICAM FERIDOS NA SUA (IN)DIGNIDADE....VALHA-NOS UMA ALBARDA, DONA ISABEL.
  • João Lopes
    24 set, 2018 Viseu 10:44
    As exposições porco gráficas não são púdicas, mas exigem publicidade gratuita e grande exposição pública: há sempre gente pequenina e espertalhona que quer ganhar dinheiro e notoriedade a todo o custo…

Destaques V+